Notícias

Pessoas em situação de rua acolhidas no Ginásio Santa Terezinha recebem suporte do Caps AD

26/03/2020

A assistência às pessoas em situação de rua que estão abrigadas no Ginásio Santa Terezinha une esforços de profissionais de diversas áreas das Secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. O intuito é reforçar as medidas preventivas ao coronavírus e garantir uma convivência saudável para todos durante o período de isolamento. Por isso, a equipe do Caps Ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) está fornecendo suporte clínico para os acolhidos.

 

“Estamos fazendo avaliações clínicas observando dados vitais, indicação de tratamentos, medicação injetável e também buscamos identificar origem desses pacientes. Trabalhamos para controlar a ansiedade, prevenir recaídas no uso de substâncias psicoativas para os dependentes químicos e investigar se apresentam sintomas compatíveis ao Covid-19”, explicou a assistente social e coordenadora do Caps AD, Fernanda Bariquelo.

 

Atendimento individualizado que, além de acompanhamento médico, oferece uma oportunidade de reinserção social. “As triagens e avaliações ajudarão a manter essas pessoas estáveis, sem surtos psicóticos pela falta do álcool e da droga, contribuindo para o isolamento social, necessário nesse momento. Aproveitamos também esse momento da pandemia do Covid-19, para aproximarmos as políticas públicas dessas pessoas em situação de rua, pois muitos apresentam resistência em aderir aos tratamentos propostos no Caps AD”, finalizou a coordenadora.

 

O amparo as pessoas em situação de rua é feito pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e seguirá neste local enquanto as medidas de prevenção ao Covid-19 seguirem em vigor na cidade. Durante este período, contará com apoio das equipes do Caps e Samu, além da fiscalização da Guarda Patrimonial e Polícia Militar.