Notícias

Pessoas com 56 anos completos devem tomar a vacina contra a Covid-19 nesta segunda (07)

06/06/2021

A campanha Guarapuava Imunizada ampliou a faixa etária das pessoas que devem receber a vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (07), quem tem 56 anos completos ou mais (57, 58, …) deve ir até a Central de Vacinação para ser imunizado.

A primeira dose também segue disponível para integrantes dos grupos prioritários que ainda não foram imunizados. São eles: pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas cadastradas no BPC (acima de 18 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pessoas com deficiência permanente (acima de 18 anos), profissionais da saúde chamados por meio do cadastro prévio, profissionais da Assistência Social(CRAS/CREAS/CASAS/Unidades de Acolhimento) acima de 30 anos, trabalhadores da educação do ensino básico com idade acima de 30 anos e profissionais de segurança e salvamento já agendados.

 

Intervalos

A Vigilância Epidemiológica alerta para o intervalo de tempo que deve ser respeitado pela pessoa que foi contaminada pelo coronavírus ou que pretende tomar a vacina da gripe em breve. Se a pessoa foi infectada recentemente deve aguardar pelo menos 30 dias para tomar a vacina contra a Covid-19, seja a primeira ou segunda dose.

Já quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve esperar o prazo de 15 dias para tomar a da gripe e vice-versa.

 

2ª dose

Chegou o momento da dose de reforço para as pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca há três meses. O idoso ou algum familiar deve conferir a data marcada na carteirinha. Basta levar esse comprovante para receber a segunda dose.

A Secretaria de Saúde aguarda o recebimento de novos lotes de Coronavac para seguir com a aplicação da dose de reforço. Também está suspensa a vacinação de mulheres grávidas ou que tiverem bebê nos últimos 45 dias (puérperas).

 

Balanço da Campanha

O maior público vacinado até agora é o dos idosos (acima de 60 anos), com 23.043 pessoas; em segundo está o de pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, obesidade, etc..), com 15.399. No sábado (05), a campanha atingiu a marca de 25,96% da população vacinada com ao menos a primeira dose, ou seja, 47.416 guarapuavanos. Desse total, 15.627 pessoas receberam as duas doses.