Perfuração de poços artesianos busca levar água potável para o interior de Guarapuava

23/05/2022

Acesso à água potável não é um privilégio, mas sim um direito. Com isto em vista, a Secretaria de Agricultura tem executado a perfuração de quatro poços de água artesianos, espalhados pelas regiões rurais do município de Guarapuava. Este projeto é feito em conjunto com o Governo do Estado do Paraná e a SANEPAR, que serão responsáveis pelo tratamento da água após a perfuração dos poços.

As perfurações devem ocorrer todas durante este mês de maio. Até o momento, foram concluídos dois poços, um em Banhado Grande, no distrito de Entre Rios, e outro nos Bananas, localizado no distrito do Guará. Durante esta segunda-feira (23), o Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, acompanhou o início da perfuração do terceiro poço da lista, localizado em Faxinal dos Fiuza, no distrito do Guairacá.

“Com a chegada do frio, relembramos como essa condição climática prejudica os produtores rurais da nossa região. Durante o ano passado, muitos sofreram com estiagem e a falta de água, tanto que precisamos transportar água para essas localidades através de um caminhão pipa. Então esse projeto dos poços vai impactar muito positivamente nessas regiões”, assegura Itacir.

O quarto e último poço desta primeira leva será localizado na região de Mato Dentro, no distrito do Guairacá e deve ser perfurado até o fim desta semana. Além dos poços já planejados, de acordo com Itacir Vezzaro, os planos são expandir o projeto e trazer para as regiões rurais do município 12 poços até o fim do ano. “Planejamos e estamos perfurando esses primeiros quatro poços, mas queremos ir além. Sabemos o quanto isso vai ser impactante na vida e no negócio desses produtores rurais, então queremos levar isso para todo local que necessite desse acesso em Guarapuava”, conclui o Secretário.

O prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, reitera que levar água tratada para todos do município é uma verdadeira missão que precisa ser cumprida. Segundo destaca, todos têm o direito à saúde e a água tratada é o símbolo da saúde de cada pessoa. “Água é vida e saúde. Nossa população merece essa atenção. A perfuração dos poços representa um grande avanço para o nosso município, pois beneficia em sua totalidade os moradores do interior. Esses quatro poços são só o começo, Juntos, faremos muito mais”, grifa o prefeito.