
Pelo 2º ano consecutivo, Guarapuava está entre as 100 melhores cidades do país para fazer negócio
22/10/2019
Guarapuava está, mais uma vez, entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócio. A avaliação nacional é feita pela Urban Systems, que é referência em inteligência e consultoria de mercado no país, e foi publicada na Revista Exame dessa semana. No ranking, Guarapuava ocupa a 98ª posição na lista de melhores cidades para fazer negócio, colocação que reflete o bom momento vivido pela cidade, que tem recebido, nos últimos anos, investimentos significativos em setores importantes para o desenvolvimento local como infraestrutura, incentivo fiscal e desburocratização. “Integrar rankings nacionais voltados a negócios significa que conseguimos criar em nossa cidade um ambiente favorável para investimentos nas mais diferentes áreas. Isso é resultado de um trabalho constante, do setor público e privado, melhorando o diálogo com empresários, capacitando microempreendedores, criação de uma infraestrutura atraente e moderna para a cidade e ferramentas de simplificação de serviços burocráticos”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
Realizado anualmente, o estudo considerou, este ano, os 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Entre as cidades paranaenses que compõem o ranking nacional, juntamente com Guarapuava, estão Curitiba, Araucária, Maringá, Cascavel, Toledo, Londrina e Umuarama. De acordo com o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, a edição deste ano, permite um olhar sobre um período singular, já que ao longo dos seis levantamentos, o Brasil passou da euforia à recessão. Por isso, as cidades que se destacaram em 2019, investiram, de forma consistente, em políticas públicas. “As empresas querem se instalar em lugares com profissionais qualificados, com boa infraestrutura e com qualidade de vida elevada”, declarou o presidente.
Dentro do ranking para se fazer negócios, o estudo apontou as 100 melhores cidades em quatro indicadores: infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e capital humano. Guarapuava volta a aparecer no ranking das 100 cidades no quesito desenvolvimento econômico, ocupando a 43ª colocação; no indicador capital humano (89ª), e desenvolvimento social (94ª).
No estudo, os municípios foram analisados segundo indicadores relacionados a sociodemografia, economia, saúde, educação, serviços financeiros, transporte e infraestrutura. Entre os fatores considerados para tais indicadores estão o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), coleta e tratamento de esgoto, frota de automóveis, trabalhadores formais com ensino superior e crescimento empresarial.
Confira o resultado da pesquisa, na íntegra, clicando aqui.