Pela terceira vez, Vale do Jordão é cenário da Caminhada Internacional na Natureza

23/11/2015

Os caminhantes acordaram cedo no último domingo (22) para apreciar as belezas do Vale do Jordão. Seja pela primeira, segunda ou terceira vez, todos tinham um só objetivo: participar da 7ª Caminhada Internacional na Natureza – III Circuito do Vale do Jordão e respirar o ar puro do interior guarapuavano. Nos 13 quilômetros de trilha, os participantes andaram pelas montanhas do vale que margeiam o rio e se encantaram com as grandes corredeiras e cachoeiras de até 10 metros.

Algumas paisagens eram pouco conhecidas, por estarem em mata nativa e fechada. Os exploradores viram bromélias, orquídeas, xaxins e puderam encher suas garrafas em fontes de água cristalina. Outra parte do percurso foi pelas plantações de trigo e estradas. Também apreciaram música regionalista tradicional, revivida pelos moradores do Jordão. O evento, promovido pela Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão) e Prefeitura de Guarapuava, reuniu 600 pessoas.

Antes da caminhada, os participantes puderam começar o dia com um café rural reforçado, com produtos oriundos da agricultura familiar como pão, café, leite, geleia, bolacha, queijo e bolo. Na chegada, por volta das 12h, os primeiros caminhantes começaram a retornar à sede da Aprovale, onde puderam repor as energias com o almoço tradicional, que incluía costela de 2 fogos, farofa, arroz, maionese, pão, salas e frutas. Além de preparar as refeições da caminhada, o CTG Chaleira Preta, em forma de agradecimento pela participação, mostrou um pouco mais da tradição gauchesca em apresentações artísticas com a participação do cantor Pedrão da Chimbica.

A 7ª Caminhada Internacional na Natureza – III circuito do Vale do Jordão teve apoio do Grupo de Escoteiros Itá, que ficou responsável pela limpeza das trilhas e recolhimento dos materiais de comunicação após a caminhada. Também foram parceiros do evento a Agropecuária Galpão do Boiadeiro, Alicerce Materiais de Construção, Temper Vidros e Incobel.