Pela segunda vez, projeto guarapuavano foi finalista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

07/06/2019

O amplo trabalho de apoio e fortalecimento às MPE (micro e pequenas empresas) e aos MEIs (microempreendedores individuais) feito pela Prefeitura de Guarapuava nos últimos anos foi mais uma vez exaltado, com a participação do prefeito, Cesar Silvestri Filho, como finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira (05), em Brasília. Esta é a segunda vez que Guarapuava chega à etapa nacional do prêmio que coloca a cidade como referência em ações voltadas à Desburocratização e Implementação da RedeSimples. “Participar dessa premiação representando Guarapuava e o Paraná foi uma grande honra. Nosso Estado teve uma das seleções mais disputadas do país e estar aqui, entre os finalistas desse evento, mostra a consolidação de um trabalho amplo que desenvolvemos desde o início da nossa gestão. Temos uma equipe comprometida em atuar buscando o crescimento de micro e pequenos empreendedores guarapuavanos, em melhorar a vida de cada um, buscando facilitar a realização do sonho de empreender”, destacou o prefeito, Cesar Filho.

Entre as ações que levaram o projeto de Guarapuava a integrar o seleto grupo de finalistas nacionais estão medidas pioneiras de inovação e modernização do setor no município, como a descentralização para licenciamento e fiscalização ambiental de empreendimentos de impacto local, iniciada em 2015, quando Guarapuava tornou-se o primeiro município do interior do Paraná 100% descentralizado, além da oferta pioneira da emissão online de licenciamentos por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), iniciada em 2018. A estruturação de um serviço consistente de atendimento aos micro e pequenos empreendedores por meio da implantação da RedeSimples e criação da Agência do Empreendedor, em 2014, integram fatores decisivos para que Guarapuava apresentasse resultados expressivos.

“Hoje temos mais de seis mil MEIs em Guarapuava, um sistema voltado para a facilitação de alvarás que dinamiza essa parte burocrática, inclusive com o recente lançamento do sistema de Alvará Web em nosso site. Tudo isso buscando a modernização dos serviços públicos, agilidade, redução de custos e praticidade”, finalizou, Cesar Filho.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que os projetos apresentados no Prêmio representam desenvolvimento para os pequenos negócios, que são responsáveis por movimentar a economia de milhares de municípios brasileiros. “Todos venceram em seus estados e têm a motivação do empreendedorismo e de melhorar a qualidade de vida de seus municípios. E o Sebrae tem a felicidade de ser o condutor disso”, afirmou o presidente. Em sua 10ª edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contou com a inscrição de mais de 1,1 mil projetos de 23 estados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores.

Além do prefeito Cesar  Silvestri Filho, também participaram da premiação o chefe de gabinete, Leonardo Rauen, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, Sávio Denardi, coordenadora do programa Guarapuava Empreendedora, Ana Claudia Klosouski, agente de desenvolvimento local, Edgard dos Santos Neto, responsável pelo setor de Alvará,  Joeci Aparecida de Lima, fiscal em vigilância sanitária, Mariele Amaral, e atendentes da Agência do Empreendedor, Thaynara Palermo e Carla Boaventura.

Publicado em: 07/06/2019