Notícias

Pela primeira vez, Guarapuava sedia Encontro dos Conselhos Tutelares

02/10/2018

Cerca de 200 profissionais, que atuam na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em 38 municípios do Paraná, participaram do Encontro dos Conselhos Tutelares, na manhã desta terça-feira (02), no Teatro Municipal. Pela primeira vez, Guarapuava sediou o evento que chega a 13ª edição. O evento tem o objetivo de ampliar o conhecimento em relação ao funcionamento e as atribuições do Conselho Tutelar e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Organizado pelo ACTCentro (Associação dos Conselhos Tutelares do Centro do Paraná), com  a parceria do Conselho Tutelar de Guarapuava e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o evento teve como palestrante o conferencista e professor Luciano Betiate, que capacita conselheiros tutelares em todo Brasil. . Autor de quatorze livros, ele abordou o funcionamento e as atribuições do conselho junto à rede de proteção. “Se existe algo que vocês devem sair daqui sabendo é que, segundo o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselheiros tutelares são encarregados pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Não somos nós que cumprimos os direitos, apenas zelamos se eles estão sendo executados ou não”, enfatizou o palestrante.

Durante o encontro, crianças do Centro de Artes La Bayadère realizaram apresentações de dança. Participaram do evento a secretária interina de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, secretária de Educação e Cultura, Doraci Sanger Luy, presidente do Conselho ACTCentro, Vilma Aparecida de Paula, vereador Pedro Moraes; representante do Conselho Tutelar, Ana Claudia Campos,  representando o Ministério Público da comarca de Guarapuava, promotora Vilma Leiko Kato, e juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guarapuava, Rafael Wasserman.

Publicado em: 02/10/2018