
Patrulha Maria da Penha vai auxiliar ações de atendimento à mulher em situação de violência
29/08/2018
Guarapuava tem mais uma ferramenta para atender as mulheres em situação de violência. Na manhã desta quarta-feira (29), no Paço Municipal, o Governo do Estado, Polícia Militar do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Prefeitura de Guarapuava efetivaram a Patrulha Maria da Penha de Guarapuava. “Nosso município já enfrenta a questão da violência contra a mulher, e agora, com a patrulha que marca o compromisso real do Governo do Estado para encarar essa questão, vamos fortalecer os serviços contribuindo ainda mais com a redução dos índices de violência”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A comandante-geral da PM/PR, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, informou que Guarapuava é a segunda cidade do Paraná a implantar a Patrulha Maria da Penha. “A patrulha vai funcionar com uma equipe exclusiva que vai visitar as mulheres que possuem medidas protetivas de urgência para verificar se a lei está sendo cumprida e qual a situação dessa mulher e seus filhos. Todo o efetivo será capacitado para isso, tanto o que atende as emergências pelo 190, quanto o que integrará a Patrulha”, especificou a comandante, elogiando o trabalho de referência que vem sendo desenvolvido em Guarapuava pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.
Durante o evento, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, fez a entrega oficial de um veículo à PM para a efetivação da Patrulha Maria da Penha em Guarapuava. “O Governo do Estado se une ao município e ao judiciário para que a Patrulha Maria da Penha possa efetivamente reduzir o número de casos de violência”, destacou o secretário Alexandre Teixeira. A desembargadora do TJ/PR, Lenice Bodstein, acrescentou que a atuação da Patrulha vai ainda evitar a reincidência de casos de violência, trazendo mais proteção familiar. “Essa ação trará à cidade uma produtividade favorável para que a população se sinta mais protegida. Estamos todos congregados para que essas soluções venham o mais breve possível”.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, enfatizou que a Patrulha Maria da Penha vai dar suporte à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. “A administração municipal trabalha com ações de prevenção de violência, como é o caso do projeto Maria da Penha nas Escolas; de atenção à violência, com o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), dando apoio jurídico, social, psicológico; e a promoção de cursos profissionalizantes para que as mulheres também tenham autonomia econômica. A Patrulha fortalece esse tripé para que a mulher se sinta segura ao denunciar e saia do ciclo de violência”, avaliou, destacando que a Casa Abrigo, implantada pela atual administração municipal, ajudou a reduzir em 54% o índice de feminicídio em Guarapuava.
Os policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar participarão de uma capacitação com integrantes do Poder Judiciário para receber orientações jurídicas de como identificar se a ocorrência é de fato violência doméstica, quais os desdobramentos que podem ocorrer, as providências cabíveis no local e como deve ser feito o encaminhamento da vítima e do agressor. A capacitação inclui ainda a orientação de psicólogos para que os policiais possam ter uma dimensão maior sobre os impactos da violência contra a mulher e como lidar diante de uma situação de crise.
Também participaram do evento o comandante do 4º Comando Regional da Policia Militar, coronel Valdir Tedeschi, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Mario Jorge Alves Lopes, vereador Marcio Carneiro representando a Câmara de Vereadores, ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Eva Schran de Lima, Reitor da Unicentro, Aldo Bona, delegada da Mulher de Guarapuava, Ana Carolina Hass, juízes, promotores, secretários municipais, equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, policiais militares e representantes de diversos segmentos.
Publicado em: 29/08/2018