Passagem de comando do 16º BPM aconteceu nesta terça-feira (16)

17/11/2021

Nesta terça-feira (16), ocorreu na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Guarapuava, a passagem de comando do 16º Batalhão de Polícia Militar (16ºBPM). A cerimônia marca o encerramento da gestão do Major Cristiano Cubas, que esteve à frente do batalhão por mais de dois anos.

“O apoio do 16ºBPM ao município é fundamental para a segurança pública de Guarapuava e, durante a pandemia, vimos essa parceria crescer ainda mais. O Major Cubas e sua tropa foram essenciais nos trabalhos de fiscalização e, ao mesmo tempo, continuaram desempenhando suas funções de forma exemplar, um verdadeiro trabalho de doação. Desejamos ao novo comandante Tenente-Coronel Joas todo sucesso nesse novo desafio. Pode contar com a administração municipal como parceira no desenvolvimento das atividades de segurança para o bem de nossa comunidade”, destacou o prefeito Celso Góes.

Para o ex-comandante, Major Cubas, o tempo em que esteve no comando do 16º BPM foi de muitas conquistas, parcerias, aproximação junto à população e valorização do policial. “Nesse meu período também como comandante, eu tive situações marcantes, eu aprendi muito com algumas pessoas que exerceram o comando do décimo sexto batalhão da Polícia Militar. Além disso, as diversas ações que tivemos, tanto sociais, de instrução ou de valorização do policial, conseguimos êxito no nosso objetivo de levar para a sociedade um policial militar muito melhor e mais preparado”, disse Cubas.

O comando do 16ºBPM passa para o Tenente-Coronel Joas Marcos Carneiro Lins, que deixa o comando do 27º BPM em União da Vitória, para assumir o 16º BPM. “Vamos fazer um trabalho de continuidade e também o trabalho de polícia de proximidade, com a polícia comunitária, o atendimento da patrulha rural, um trabalho de extra jornada que o Comando Geral instituiu em todo o Estado do Paraná e que ela já vem sendo cumprida. A mudança de comando vai diferenciar a filosofia de trabalho a nível de contato com a tropa, a disposição do nosso efetivo com a sociedade, viatura na rua, policiamento preventivo nas praças, rondas noturnas, isso não vai mudar. Nós estaremos apresentando ações estratégicas de forma mais incisiva”, explicou o novo comandante do 16ºBPM, Joas Lins.

O trabalho desenvolvido pelo ex-comandante foi destacado pelo ex-prefeito, Cesar Silvestri Filho, que representou a Deputada Estadual Cristina Silvestri. “Cubas você tem a nossa eterna admiração, o nosso reconhecimento, nós sabemos que você fez tudo que pode para honrar a função que ele foi conferido. Você hoje é uma figura admirada e respeitada por todos os guarapuavanos “ salientou Cesar.

O evento contou com a presença de secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, autoridades civis e militares, além de representantes das entidades do agronegócio, cooperativismo e empresariais de Guarapuava.