Notícias

Participantes do Projeto Semeando Saberes, do assentamento Nova Geração, recebem certificados

09/03/2016

A tarde desta quarta-feira (09) foi de muita alegria e reconhecimento para os 29 participantes do Projeto Semeando Saberes, do assentamento Nova Geração, que receberam hoje o certificado de conclusão do curso. O projeto Semeando Saberes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é desenvolvido por meio do Ministério do Meio Ambiente e Fundo Nacional do Meio Ambiente e tem como objetivo a formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar.

O sentimento de dever cumprido contagiou Claudemir Oliveira, 30 anos, que vive há quatro anos no Assentamento Nova Geração. Segundo ele, receber o certificado da primeira etapa é a afirmação de que está no caminho certo e que deve se preparar para as outras etapas que virão. “Tudo o que aprendemos aqui valoriza nosso trabalho na comunidade, além de mostrar que somos capazes de alcançar nossos objetivos. Agora, na minha propriedade, estou aplicando as instruções de como proteger as fontes naturais, cuidando da melhor forma possível desse bem precioso que é a água. Nós, da comunidade, estamos muito satisfeitos de estar sendo reconhecidos”, elogiou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, a iniciativa é desenvolvida em assentamentos e distritos da região de Guarapuava e atualmente conta com a participação de 170 pessoas. “Acompanhamos os movimentos sociais dos assentados e optamos por contemplar com o projeto não só eles, mais também os pequenos produtores rurais. A base que eles receberam durante esta primeira etapa é de extrema importância para a educação ambiental. Além disso, o projeto é uma forma de incentivá-los a evitar o êxodo rural, instigando o jovem capacitado a colaborar assiduamente nas atividades da comunidade”, ressalta Celso Araújo.

Segundo a bióloga e coordenadora técnica do projeto Semeando Saberes, Selba Peres Lopes, o projeto prevê três etapas: a primeira contemplou o curso que incluiu seminários e oficinas participativas, além de técnicas desenvolvidas no período de sete meses. A segunda está prevista para iniciar em maio. “Estamos realizando os ajustes finais para dar início a segunda etapa. Os recursos já estão liberados e o trabalho com as comunidades vai continuar com a mesma intensidade. Nas próximas etapas os participantes receberão as mais diversas instruções para continuar ajudando sua comunidade da melhor forma possível”, salienta Selba.