Notícias

Parte do Imposto de Renda pode ser doado à Projetos Sociais de Guarapuava

19/04/2021

O período de declaração de Imposto de Renda já começou e Instituições sem fins lucrativos de Guarapuava podem ter seu apoio. Isto porque os contribuintes podem destinar até 6% do IR para projetos sociais sem nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração. No momento do preenchimento, o contribuinte pode escolher para qual fundo doar e em qual âmbito (nacional, estadual ou municipal).

 

 As doações vão auxiliar instituições sociais que sobretudo nesse momento de pandemia, passa por dificuldades em sua captação de recursos. Fazendo parte desta ação, o contribuinte garante abatimento no imposto e beneficiam projetos sociais de nossa cidade”, enfatizou o prefeito, Celso Góes.

 

 

A contribuição pode ser destinada ao Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que atua em favor dos direitos dos menores e tem como representantes a própria sociedade civil organizada. Para conferir a relação de instituições aptas a receber, acesse.

Os interessados em participar, podem fazer a doação até 31 de maio, no ato de preenchimento da declaração.  Para doar, confira os passos:

 

– Após o preenchimento da declaração, verificar o campo “resumo da declaração” e clicar na opção de “Doações diretamente na declaração – ECA”;

 

– Será aberta na sua declaração a janela de “Doação Diretamente na Declaração”;

 

– Selecionar o tipo de Fundo:

* Municipal

* UF: PR Paraná

* Município: Guarapuava – 15.302.270/0001-24

 

– Preencher o campo de valor, limitado ao valor disponível que o sistema irá informar;

 

– Salvar com a opção ok;

 

– O sistema irá gerar um DARF no valor da doação. É preciso pagar o DARF dentro da data de vencimento;

 

– O valor do DARF da declaração será deduzido do imposto a pagar, caso seja devido;

 

– Caso haja restituição, o valor doado irá somar na sua restituição, ou seja, o valor do DARF que pagou será restituído;

 

– Nessa opção, não há necessidade de informar nada ao FIA e não é preciso pedir recibo, pois o abatimento ocorre automático.