Parte do Imposto de Renda pode ser destinado para as instituições sem fins lucrativos de Guarapuava

19/04/2022

A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. O período encerra no dia 31 de maio e as doações na declaração podem ser feitas às Instituições sem fins lucrativos de Guarapuava. É possível destinar até 3% do imposto devido, sendo necessário a geração do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

“A vantagem de se fazer essa destinação é que o cidadão tem a oportunidade de acompanhar onde está investindo, pois o município possui várias entidades que executam serviços socioassistenciais com excelência. Todas essas entidades estão com seus projetos descritos  no site da prefeitura e agora a escolha para qual fundo quer doar é do contribuinte”, enfatizou a secretária executiva dos conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia.

A contribuição pode ser feita ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que atua em favor dos direitos da criança e adolescente. E também, ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), que busca assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos.

Segundo a Receita Federal, entre as inovações preparadas para este ano está a disponibilização da declaração pré-preenchida em larga escala para contribuintes, a partir da autenticação via contas Gov.br.

A declaração pré-preenchida possibilitará ao cidadão iniciar o preenchimento do documento já com diversas informações do banco de dados da Receita Federal que serão importadas diretamente para o programa.

A destinação da doação acontece por meio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Para saber mais sobre as atividades das instituições é possível acessar o Banco de Projetos, no site da prefeitura.

Para doar, confira os passos:

– Após o preenchimento da declaração, verificar o campo “resumo da declaração” e clicar na opção de “Doações diretamente na declaração – ECA”;

– Será aberta na sua declaração a janela de “Doação Diretamente na Declaração”;

– Selecionar o tipo de Fundo:

* Municipal

* UF: PR Paraná

* Município: Guarapuava – 15.302.270/0001-24 (FIA) ou 17.866.154/0001-63 (FMDPI)

– Preencher o campo de valor, limitado ao valor disponível que o sistema irá informar;

– Salvar com a opção ok;

– O sistema irá gerar um DARF no valor da doação. É preciso pagar o DARF dentro da data de vencimento;

– O valor do DARF da declaração será deduzido do imposto a pagar, caso seja devido;

– Caso haja restituição, o valor doado irá somar na sua restituição, ou seja, o valor do DARF que pagou será restituído;

– Nessa opção, não há necessidade de informar nada aos fundos e não é preciso pedir recibo, pois o abatimento ocorre automaticamente.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: conselhos@guarapuava.pr.gov.br ou pelo telefone da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (42)3623-7995 – ramal 120 (Sec. Executiva dos Conselhos).