Parque das Crianças e área da Casa do Imigrante ganham 120 mudas de cerejeiras e ipês

13/10/2014

Na manhã ensolarada de sábado (11), o Parque das Crianças e a área onde fica a Casa do Imigrante ganharam 100 mudas de cerejeiras e 20 de ipês. O plantio faz parte do programa Plantando Vida e Cor, da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o projeto Guarapuava – Cidade das Cerejeiras, que envolve entidades e voluntários. “O programa envolve paisagismo, educação ambiental e cidadania participativa. A educação ambiental é a grande transformadora de qualquer sociedade. É isso que a atual administração busca, estando sempre de portas abertas para boas ideias”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo. Durante a programação, também  foram realizadas apresentações culturais.

As mudas de cerejeiras brancas foram doadas pela Escola Santa Terezinha do Menino Jesus. Os alunos participaram do plantio. A Surg adquiriu as mudas de ipês. De acordo com a diretora da escola municipal Carolina G. Franco, Waldione Ribeiro Chiquito, a escola já possui um projeto de educação ambiental. “Nossas crianças ficaram muito felizes em participar desse momento, pois amanhã ou depois vão passar por aqui e contar para a família e os amigos sobre o momento que viveram aqui”. Chislene Pontarolo, mãe de Isabely, aluna do 2º ano, disse que as crianças devem aprender desde cedo a cuidar do meio ambiente. “Ela vai estar colaborando com a natureza e, daqui uns anos, vai olhar e dizer ‘fui eu que plantei’. Essa iniciativa é muito boa”, destaca.

A Prefeitura de Guarapuava desenvolve várias ações de educação ambiental desde o ano passado. Exemplo disso é a implantação do Parque Escola, do Governo do Estado. “Outro exemplo é que, em novembro de 2013, no Parque do Jordão, crianças plantaram 50 mudas nativas, na Caminhada Internacional da Natureza. Vamos lançar mais seis projetos, dentro do programa Vida e Cor, como paisagismo nas rodovias e estradas turísticas, ampliação do Jardim Botânico, plantio de mudas nativas, concurso de jardins nos bairros e a recuperação da fauna, como da abelha nativa”, enumera o coordenador do Departamento de Turismo, Márcio de Sequeira. Também participaram do plantio a vice-prefeita Eva Schran e os secretários municipais.