Para aperfeiçoar atendimento à população, 26 servidores municipais recebem certificação em curso de Libras

18/04/2019

A manhã desta quinta-feira (18) foi de reconhecimento e comemoração para servidores municipais da Prefeitura de Guarapuava. Em uma cerimônia no Paço Municipal, 26 profissionais receberam a certificação do curso de Libras, nível básico. Esta é a primeira turma formada pela Prefeitura e que atuará na ampliação e aperfeiçoamento do atendimento público no município. “Fico muito feliz e emocionado pela sensibilidade dos nossos servidores por procurar se aperfeiçoar em uma área tão importante como essa. É o papel do servidor oferecer atendimento de excelência a qualquer pessoa e isso mostra o ambiente produtivo e inclusivo que temos aqui”, declarou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Nesta primeira turma, o curso teve carga horária de 40 horas. Segundo a secretária de Administração, Denise Abreu Turco, a iniciativa integra ações constantes de capacitação e inclusão propostas pela Prefeitura. “Essa atividade faz parte do nosso olhar para o desenvolvimento de pessoal e capacitação permanente, com o objetivo de melhorar o atendimento para servir a comunidade, onde a equipe de Educação atuou em parceria. Foi um curso inicial e agora queremos formar mais turmas,  fazer cursos intermediários e avançados”, explicou a secretária.

Conforme Denise, neste primeiro momento, servidores que atuam em atendimentos primordiais da Prefeitura foram priorizados para participação no curso. “Temos profissionais da ouvidoria, turismo, IPTU, central de triagem, RH, protocolo, tudo que é essencial priorizamos agora e queremos ampliar em uma próxima fase”, adiantou a secretária.

Juliana de Lima trabalha no protocolo da Prefeitura e participou do curso. Representando os alunos concluintes, ela revelou que os resultados positivos da participação vão muito além do conhecimento técnico de uma língua. ” Por meio do curso, vencemos barreiras pessoais como a própria timidez, olhando nos olhos, expressando a vontade de atender bem. A comunidade surda tem muito mais a ensinar aos ouvintes do que sinais. É uma cultura surda. Esse curso proporcionou uma interação. Esse troca de conhecimento entre culturas. Só temos a agradecer e parabenizar os envolvidos”, afirmou.

Responsável por ministrar o curso para esta primeira turma, o professor José Aramis,  acompanhado pela intérprete Cristina Guerra Daniel, comemorou os avanços para a inclusão. “É um curso inicial, mas em que eu sempre senti os alunos felizes e animados com as aulas. Isso já é suficiente para uma quebra de barreiras. O primeiro passo já foi dado e isso é o mais importante. Por isso, parabenizo cada aluno pela dedicação”, finalizou.

Para os servidores municipais interessados em participar, as inscrições para a nova turma de nível básico já estão abertas. Basta procurar o departamento de RH (Recursos Humanos), que fica no Paço Municipal. As aulas começam nesta terça-feira (23).

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro; presidente da Câmara, João Napoleão; secretários municipais e servidores.