
Papo Coral e Cantateca apresentam canções indígenas para Escolas Municipais
29/08/2023
O projeto é de Curitiba e está viajando pelo Estado com o espetáculo.
Nesta terça-feira (29), os membros do projeto OCA apresentaram seu repertório de música e dança indígena para crianças de escolas de Guarapuava, com o apoio da prefeitura. O projeto OCA é formado por crianças e jovens do Cantateca – Coral da Biblioteca Pública do Paraná, e do Papo Coral, da Escola de Música Paideia.
O projeto, que é incentivado pela Copel e funciona via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, trabalha com o canto indígena de várias etnias, recolhidos pela pesquisadora Marlui Miranda. O coro é coordenado por Cristiane Alexandre, diretora do Papo Coral, Julia Saggim, regente da Cantateca, e Paula Harada. O espetáculo é composto inteiramente por cantos indígenas interpretados pelo coro infanto-juvenil.
O grupo já se apresentou em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina e Maringá, depois de Guarapuava, os integrantes vão a Cascavel e Foz do Iguaçu. “Apresentar o espetáculo em diferentes cidades é colocar uma luz sobre essa cultura maravilhosa dos povos originários. A gente sempre gosta de dizer que não estamos falando por eles, mas sim mostrando como é linda a arte deles”, explicou Cristiane.
Em Guarapuava, a apresentação foi realizada no Teatro Municipal Marina Karam Primak, às 14h. O evento foi fechado para alunos e professores de escolas municipais. As crianças assistiram ao espetáculo e, em seguida, tiveram a possibilidade de fazer perguntas às coordenadoras e aos membros do coro.
As perguntas, em sua maioria, foram sobre o tempo de ensaio, alguns elementos da apresentação, como os pés descalços, e as dificuldades de aprender as músicas. Lais de Oliveira é uma das alunas da rede municipal de ensino que foi até o teatro com a professora e os colegas de classe para assistir ao espetáculo. “O canto e a dança indígena são muito legais. Eu amei as músicas”, comentou ela no fim do evento.