
Unidades mudam atendimento de pacientes com doenças crônicas
25/11/2020
Devido à pandemia, com o considerável aumento no número de casos no mês de novembro, a secretaria de saúde publicou a portaria 037/2020, na última sexta-feira (20), que muda a rotina das UBS (Unidades Básicas de Saúde) ao suspender algumas atividades e priorizar o atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas e o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19.
Todos os pacientes com doenças crônicas vão ser monitorados e não vamos abandonar ninguém, vamos cuidar de todos! Porém, dando ênfase aos casos mais graves conforme a demanda e as situações de emergência. Queremos diminuir os riscos de contaminação, especialmente para os pacientes que tem alguma comorbidade”, esclareceu o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

Secom: Pacientes com doenças crônicas, com receitas atualizadas, terão renovação automática da receita.
Agora, os pacientes com doenças crônicas (pessoas hipertensas e diabéticas, entre outras), com receitas atualizadas, não precisam consultar com o médico novamente antes de retirar o medicamento. A receita atual será renovada pelo profissional automaticamente nesse período.
Já os pacientes psicotrópicos, com receita atualizada, devem retirar os medicamentos na Farmácia Central. Esta mudança busca diminuir o fluxo nas unidades básicas de saúde. Dessa forma, o atendimento clínico será direcionado para as pessoas que tenham suspeitas de contágio com o coronavírus e os casos emergenciais.
RECEITAS VENCIDAS
A via vencida deve ser deixada na recepção da UBS, o médico fará a renovação e já será marcada a data para a retirada da nova receita. Isso vale tanto para crônicos, quanto para os psicotrópicos. Portanto, os medicamentos só podem ser retirados com receitas atualizadas.
Para saber mais detalhes sobre os atendimentos suspensos, acesse o seguinte link: serviços nas UBS.
CASOS SUSPEITOS E EMERGENCIAIS
As novas medidas estabelecidas pela portaria 037/2020 são restritivas, visando evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 na cidade. Caso o paciente sinta alguma piora no quadro clínico, deve entrar em contato por telefone com a equipe da UBS mais próxima para agendar o atendimento presencial.
Para saber o telefone da UBS do seu bairro, clique aqui.