Notícias

Organizadores de caminhadas na natureza debatem projeto

17/08/2017

A Emater, com apoio do programa Pró Rural, do Governo do Estado, promoveu em Laranjeiras do Sul, nos dias 11 e 12 de agosto, o 2º Encontro Estadual de Organizadores das Caminhadas no Paraná. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial da cidade (Acils) e reuniu mais de 190 pessoas. O objetivo do encontro foi o de avaliar e credenciar circuitos, inscrevendo-os na associação Anda Brasil e ajudando na formatação do circuito e divulgação.

A equipe da Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava participou do evento, assistindo as palestras técnicas. Os organizadores das caminhadas trocaram relatos e experiências com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia das caminhadas. “O número de circuitos de caminhadas no Paraná está crescendo. Em 2009 tinham apenas 20 circuitos, mas hoje já estamos com 147. Guarapuava possui quatro circuitos inscritos e mais um a ser credenciado (Palmeirinha – circuito Fortim Atalaia)” destacou o diretor de Turismo, Marcio de Sequeira, ressaltando que o número de pessoas que caminham do Paraná chega a mais de 60% do público total no Brasil, totalizando aproximadamente 35.000 praticantes da caminhada.

Durante o encontro também foram apresentadas inovações e melhorias na plataforma digital do sistema Ecobooking, que além de facilitar as inscrições, também possibilita divulgar os atrativos da cidade, rede hoteleira, restaurantes e agricultores familiares para toda a rede nacional e internacional.  

Guarapuava começou suas caminhadas na natureza com o I Circuito Vale do Jordão em 2013 e no dia 24 de setembro acontecerá a V edição deste circuito. No dia 15 de outubro será realizado o II Circuito Terra da Cevada, no Distrito de Entre Rios e no dia 26 de novembro o III Circuito Rio das Pedras, na comunidade da Campina do Guabiroba. Ao todo Guarapuava já realizou 10 caminhadas. “Os nossos circuitos são repletos de trilhas por matas nativas, passando por cachoeiras, margens de rios, nascentes, campos agrícolas e com sedes que oferecem conforto para os caminhantes da própria cidade e turistas. Nos relatórios da Anda Brasil, baseados na satisfação dos caminhantes, os circuitos de Guarapuava estão entre os melhores do Paraná, com público variando entre 500 a 1.000 pessoas”, completou Marcio.