Notícias

Operadores ecológicos recebem orientações de profissionais da Secretaria da Saúde

25/03/2020

Guarapuava continua contando com a atuação dos operadores ecológicos durante o período de isolamento social e ações de enfrentamento ao Covid-19. Por isto, nesta semana, a equipe da Secretaria de Saúde promoveu uma conversa de orientação com os servidores sobre os cuidados preventivos ao coronavírus. “Esses profissionais trabalham para manter serviços que não podem parar. Eles precisam se sentir protegidos, seguros e devidamente orientados para enfrentarem esse período”, afirmou o engenheiro civil da Surg, Sandro Alex Russo Valera.

 

As dicas foram repassadas pela equipe multidisciplinar formada pelas enfermeiras, Elisabeth Nascimento Lira e Audinéia Martins Xavier, além do médico, Anderson Fadel, e da dentista, Simone Miranda Galicioli. As equipes de limpeza e coleta de lixo da cidade receberam instruções sobre lavagens das mãos e recomendações para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

“É imprescindível saber como lavar as mãos, como utilizar os equipamentos preventivos,  quais as condutas de higiene ao chegar em casa, tudo para a proteção de deles e das pessoas com quem tenham contato em casa. Neste momento, não sabemos o que está ou não contaminado, por isso, eles precisam ter um cuidado ainda maior com a higienização”, ressaltou a enfermeira, Audinéia Martins Xavier.

 

O trabalho dos operadores ecológicos está entre os serviços considerados essenciais e, por isso, as atividades não param. “A administração se preocupa com os servidores públicos e sabe que é preciso prestar apoio e repassar informações sobre a doença. Esses profissionais atuam e trabalham por nós”, completou a enfermeira.