OLÍMPIADAS MATIFIC 2022: Cinco Escolas Municipais de Guarapuava estão entre as 100 melhores do País

17/10/2022

Em Guarapuava, mais de 10 mil alunos do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental I da Rede Municipal, participaram da competição. Cinco escolas municipais ficaram entre as 100 melhores em todo o País.

No último dia 04 de outubro, foi realizada a cerimônia de premiação das escolas campeãs da 4ª edição das Olimpíadas de Matemática Matific de 2022. Foram mais de três mil escolas participantes em todo o País, entre públicas e privadas, abrangendo os ensinos de educação infantil e fundamental.

“Guarapuava tem se tornado uma cidade cada vez mais inovadora. Somos conhecidos em todo o Brasil por este mérito. E com a educação, não poderia ser diferente. Para nós, é motivo de grande orgulho ver nossas crianças ficando entre as melhores do Brasil. (Isso) significa que estamos no caminho certo, para construirmos uma cidade cada vez melhor e mais desenvolvida”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Este resultado só foi possível por conta do investimento que nós começamos a fazer na educação municipal desde janeiro do ano passado. E foi por meio da aquisição dos tablets e da Plataforma Matific, que nos permitiu participar desta competição nacional. Estamos trabalhando muito, junto aos nossos professores e iremos continuar investindo, com muita novidade no que diz respeito à educação e inovação”, sublinha o secretário de Educação, Pablo Almeida.

Confira abaixo a classificação das Escolas em Guarapuava:

11°- Escola Municipal Elcidia de Santa Maria

33°- Escola Municipal Iná Ribas Carli

68° – Escola Municipal Ruy Virmond Marques

87° – Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira

94 – Escola Municipal Benedita dos Santos

MATIFIC – Plataforma Digital de Matemática

Na plataforma, são utilizados jogos e atividades lúdicas e interativas para desenvolver o pensamento crítico por meio da autodescoberta, promovendo assim, o ensino e a aprendizagem. A plataforma foi desenvolvida para alunos do 1° ao 9° anos do ensino fundamental.

O diretor do Departamento de Informática Educativa da SEMEC, James Ishimoto, falou sobre a importância de incentivar as crianças a aprenderem matemática. “Somos o País do futebol e, por que não sermos também, o País da iniciação científica, da matemática? Estimular nossas crianças desde cedo a gostar de matemática e ver que ela está em tudo, é uma de nossas metas”, explicou James.

As mais de duas mil atividades estão alinhadas à base nacional comum curricular e ao currículo local, apresentando-se como uma plataforma personalizada para a rede municipal de ensino. Além disso, há alinhamento aos descritores da prova Brasil, com foco na melhoria dos resultados.