Olimpíada Brasileira de Robótica consolida Guarapuava no cenário tecnológico

04/08/2014

Guarapuava sediou, no último sábado (02), no Ginásio Municipal Joaquim Prestes, etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Competiram equipes de sete cidades do Paraná. O município obteve resultados expressivos, conquistando o primeiro lugar no nível 1, com a equipe “MM-Division:HU3”, da Optimus. Os participantes, que tinham entre 10 e 18 anos, disputaram em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio e Técnico. Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, ao sediar o evento e obter bons resultados, Guarapuava entra definitivamente no cenário da tecnologia e da inovação, tanto paranaense como nacional.

Em 2013, Guarapuava figurou entre as 10 melhores cidades do país, credenciando-se a receber a olimpíada pela primeira vez. “Há 4 ou 5 anos, ao se falar em robótica, pensava-se apenas nos grandes centros, como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Hoje, podemos considerar a cidade como um celeiro regional do Paraná”, comemora o coordenador local do evento, professor Fábio Vinícius Primak. Ao sediar a competição, a cidade fica também eternizada entre os competidores. Esse é o caso de André Gustavo Sanches, 16 anos, campeão no nível 2 pela equipe Tubaína, que representa o campus de Paranavaí do IFPR (Instituto Federal do Paraná). Surpreso com a vitória, ele não esperava mais do que a classificação para a próxima etapa. Agora se sente confiante em mais um triunfo no próximo dia 30, em Londrina.