Notícias

Oficina sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável capacita pedagogas e professoras da rede municipal de ensino

12/06/2023

O encontro propôs atividades práticas e dinâmicas em grupo, onde as participantes foram divididas em equipes de cinco a dezesseis pessoas. A formação faz parte do Programa Crer&Ser.

 

Na última quarta-feira, 6 de junho, pedagogas e professoras da rede municipal de ensino participaram de uma oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho tem o intuito de fornecer direcionamentos para a abordagem desses objetivos em sala de aula. O evento contou com a presença de centenas de educadoras, representando CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas que possuem educação infantil.

 

A oficina foi organizada pela Secretaria de Educação em parceria com o Cilla Tech Park. O foco principal da iniciativa foi capacitar as educadoras para trabalhar com as crianças os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003.

 

Paulino Lorenzo Junior, diretor de operações do Cilla Tech Park e um dos ministrantes da oficina, explicou que os ODS são metas sustentáveis estabelecidas para serem alcançadas até 2030. Ele ressaltou que é fundamental disseminar esta cultura desde cedo, começando pelo ensino infantil e fundamental, a fim de formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

 

A oficina propôs atividades práticas e dinâmicas em grupo, onde as participantes foram divididas em equipes de cinco a dezesseis pessoas. Cada grupo trabalhou um tema específico relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com isso, foram abordados assuntos relacionados a criação de ações e programas que possam ser implantados nas escolas e CMEIs, com o objetivo de transmitir o conhecimento sobre os ODS para os alunos.

 

“Nosso trabalho é somatório e agrega as mais diversas frentes do desenvolvimento humano. O Programa Crer&Ser é muito dinâmico e, por meio das formações em várias áreas, como esta oficina, por exemplo, podemos entregar uma educação com muito mais qualidade. A partir deste diferencial, juntos, construímos o futuro de nossa cidade, a partir do estímulo à inovação e ao empreendedorismo”, discorreu o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida.

 

“Nosso intuito com essa oficina foi proporcionar um espaço de aprendizado colaborativo, onde as educadoras pudessem trocar experiências e ideias sobre como abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas práticas pedagógicas. Além disso, a intenção era que elas compreendessem a importância de ir além da teoria e buscar formas criativas de engajar as crianças, para que elas pudessem vivenciar na prática os conceitos aprendidos”, ressaltou Ana Claudia Klosouski, coordenadora do Programa Crer&Ser.

 

Após a realização das atividades em grupo, cada equipe apresentou seu projeto ou ação desenvolvida, possibilitando a troca de ideias e discussões entre as participantes. Ainda dentro do contexto do evento, Lorenzo Junior mencionou a iniciativa “Cientista Kids”, que já existe desde 2018 e busca despertar o interesse pela inovação nas crianças. Neste ano, o foco está direcionado para os ODS, buscando alinhar essa abordagem desde a educação infantil.