Notícias

Oficina de Impressão 3D reúne participantes do projeto Economia Solidária

19/11/2020

Como forma de impulsionar a inovação no empreendedorismo guarapuavano, nesta quarta-feira (18), iniciou a oficina de Impressão 3D para os participantes do projeto Economia Solidária, no Centro de Inovação do Cilla Tech Park. A proposta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres é unir a tecnologia ao trabalho do empreendedor individual, ampliando as possibilidades de atuação no mercado.

 

Essa oficina celebra a inserção da secretaria no Centro de Inovação, então, o nosso laboratório, antes usado para ensino de informática básica e redes sociais, hoje se tornou um “Lab Maker” (espaço com diversas tecnologias para produção), ou seja, isso nos permite ampliar os horizontes e dar os primeiros comandos do aperfeiçoamento profissional nessa área. Agora, utilizamos mais o potencial tecnológico que temos e estamos adequados ao ambiente de desenvolvimento vivido pela cidade, declarou a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

 

A turma é reduzida (formada por oito empreendedores) para maior segurança individual neste momento de pandemia e se evitar aglomerações. Em cada aula, os alunos serão motivados a mergulhar no mundo da inovação, expandindo suas ideias para o próprio negócio. Na oficina, eles aprenderão sobre programação, modelagem e, por fim, a impressão 3D. Por isso, o curso tem nível básico e visa adaptar a tecnologia para o tipo de produto que será comercializado.

 

Foto Divulgação: Cilla Tech Park – Aula de Impressão 3D

 

Para a confeiteira Patrícia Amaral, o curso vai auxiliar na cozinha. A empreendedora tem o próprio negócio há oito meses e já imagina como aplicar o aprendizado. Entre as possibilidades, está a impressão de moldes para biscoitos e outros utensílios. “Não imaginava que desse pra fazer isso com a impressão 3D, sempre ouvia, mas não sabia como aplicar no meu negócio. O conhecimento ninguém tira, é muito importante aprender coisas novas. Agora, quero fazer meus moldes próprios para bolos e bolachas”, contou.

 

O curso tem carga horária de 16h e é oferecido por meio da parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres e o Centro de Inovação do Cilla Tech Park. O último encontro está programado para o mês de dezembro.