Notícias

Oficina de bonecos gigantes inicia com workshop de interpretação

22/09/2014

Na tarde desta segunda-feira (22), cerca de 20 artistas profissionais e amadores de Guarapuava, se reuniram na Casa da Cultura para o primeiro dia da oficina de bonecos gigantes. Neste primeiro encontro foi apresentado aos participantes uma introdução teórica do assunto, uma pouco sobre a comédia dell’ arte, observação de rua e teatro invisível. O grupo formado no curso vai apresentar uma peça durante a Semana de Arte-Educação que antecede a Virada Cultura, realizada nos dias 15 e 16 de novembro.

A coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim, aponta que esta é uma grande oportunidade para o município. “Nunca tivemos uma atividade assim sendo realizada na cidade. Isso trará benefícios culturais para quem está participando da oficina e para as ações da Casa da Cultura, porque tudo o que for confeccionado aqui ficará em Guarapuava, podendo ser utilizado outras vezes”, explica. Rosevera ainda adianta que o grupo e a estrutura de bonecos gigantes se apresentarão em quatro escolas entre os dias 10 e 14 de novembro, e farão uma participação especial na Virada Cultural, no Parque do Lago.

Os oficineiros desenvolveram diversos exercícios de observação e interpretação em uma tarde descontraída. O ministrante da oficina, Joelson Cruz, diz que os investimentos na cultura em todo o Paraná ainda são tímidos, mas vem sendo mais valorizados. “Uma ação como essa é fundamental para incentivar a participação da comunidade em atividades culturais. A integração do Estado e municípios para promover um evento como a Virada Cultural destacam a importância que a cultura tem”, opina. Nos dias 26 e 27 de outubro acontecerá a segunda etapa da oficina onde o grupo irá construir os bonecos.