Notícias

 Oficina capacita servidores para execução do Programa Titula Brasil

11/08/2021

Até esta quinta-feira (12), ocorre na cidade de Cascavel a oficina do Programa Titula Brasil. A capacitação técnica é destinada para servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, e dos municípios participantes. O objetivo é facilitar o acesso às políticas de regularização fundiária por meio das ferramentas disponibilizadas pelo Governo Federal.

 

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, comenta que o “Titula Brasil” fará parte do programa Vida Rural. “O projeto de Regularização Fundiária integra um programa mais amplo de gestão. Vemos com bons olhos esse apoio do Incra para ajudar a resolver os problemas fundiários que temos há muito tempo em nosso Município”, explica Itacir.

 

Representando a Secretaria nesse treinamento, Carlos Eduardo Bortolin salienta que o programa dará a oportunidade para muitos agricultores regularizarem a titulação das propriedades. “Após essa oficina, vamos nos reunir com as famílias que podem ser beneficiadas e realizar os trâmites para emissão dos títulos”, comenta.

 

O treinamento é promovido pelo Incra, com a supervisão de técnicos da sede da autarquia, em Brasília/DF, e de tutores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de contar com apoio do Governo do Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná, AMOP, e da Federação da Agricultura no Estado do Paraná, FAEP.

 

Adesão

O Serviço de Regularização Fundiária do Incra no Paraná funciona em Cascavel. Dos 399 municípios do estado, 100 já aderiram ao Programa Titula Brasil, incluindo Guarapuava.