“Obras mudam a realidade nos distritos de Guarapuava”, afirma Cesar Filho

06/11/2015

As pontes construídas ou reformadas pela Secretaria de Obras transformam o interior de Guarapuava. As antigas estruturas dão lugar à qualidade e durabilidade, o que garante mais segurança para quem vive ou trabalha no campo. Na manhã desta sexta-feira (06), a Prefeitura entregou duas pontes aos moradores do Distrito de Entre Rios. O prefeito Cesar Silvestri Filho lembrou da enchente do ano passado, que, entre outros problemas, destruiu ou danificou cerca de quarenta pontes. “Recuperamos estradas e pontes pelo interior, um trabalho contínuo que melhora a qualidade de vida no campo. São estruturas com excelente qualidade e mais duráveis que mudam a realidade nos distritos de Guarapuava”, ressalta o prefeito.

A ponte do rio Pinhãozinho foi reconstruída em concreto, substituindo a antiga estrutura de madeira danificada pela enchente do ano passado. Segundo o secretário de Obras, Ivanês Joséfi, agora são 42 metros de extensão por 6,30 de largura, com uma manta de concreto de 25 centímetros de espessura. “A Prefeitura teve a parceria com DER [Departamento de Estradas e Rodagem] que doou as vigas de pré-moldado. Já o município investiu R$ 450 mil em recursos próprios”, esclarece.

No local da solenidade de entrega, era até difícil lembrar a ponte sobre o rio São Jerônimo, que foi arrastada pela correnteza também durante as fortes chuvas do ano passado. Toda em concreto e madeira, a estrutura ficou com 34 metros de comprimento e 6,30 de largura. A construção teve investimento de R$ 200 mil, dos quais R$ 21 mil da Prefeitura de Pinhão, e R$ 70 mil em madeira doada pela Cooperativa Agrária. “Essas parcerias são importantes e se somam aos recursos que a administração municipal de Guarapuava dispõe para obras no interior. Agora essas pontes têm condições de suportar o intenso tráfego de caminhões muito frequente nessa região que fica na divisa com o município de Pinhão”, reforça Cesar Filho.

As amigas Rosa Maria Ferreira e Anadir Fagundes estiveram no local para comemorar a entrega oficial das pontes. Para elas, que sempre moraram no interior de Guarapuava, é uma nova realidade. “Nós aguardávamos alguém que fizesse algo por nós e agora a gente fica muito feliz. Não estamos mais esquecidos”, diz Anadir, que mora com a neta de 9 anos, próximo à ponte do rio Pinhãozinho. “Agora fico mais tranquila quando minha neta sai para escola e minha filha visita as comunidades. Ela é agente comunitária de saúde, mora na colônia e anda por todo interior. Ainda tem minha mãe que mora no Faxinal dos Silvérios e eu vou sempre lá. Toda família pode ir para um lado e outro sem preocupação”, acrescenta.

Também participaram do evento o prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, representantes do DER, da Agrária, secretários municipais e os vereadores Celso Costa e Márcio Carneiro. “O prefeito Cesar Filho está fazendo essas obras não pensando em eleições. Ele está pensando nas próximas gerações, por isso somos parceiros. Estamos garantindo que os moradores, tanto de Guarapuava quanto de Pinhão, tenham mais segurança e qualidade de vida”, explana Dirceu de Oliveira.