Notícias

Obras do Museu Oscar Niemeyer estão expostas no Centro de Artes

13/06/2019

Diretamente do Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, a exposição itinerante Estruturas e Valores chega a Guarapuava. A partir de hoje (13), está aberta para visitação, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, um recorte das obras do artista paranaense Antônio Arney. A exposição contêm pinturas e colagens em madeira, que trazem uma discussão sobre sustentabilidade, arquitetura e memória. “Guarapuava está na rota cultural e artística do Paraná. Entendemos que só podemos ter um olhar sensível a arte quando temos oportunidade. Hoje temos o privilégio de presenciar esse momento histórico, sendo a primeira cidade a receber essa exposição de um artista conhecido nacional e internacionalmente”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

O autor das obras, Antônio Arney, está com 93 anos, tendo seis décadas dedicadas a produções artísticas. Ele consolidou a carreira transformando madeira, materiais usados e rejeitos em arte. “Nem todos podem ir a Curitiba conhecer o museu, então, para nós, a maior gratificação é poder mostrar para mais pessoas o trabalho de um artista muito significativo para a história da arte paranaense”, afirmou a diretora cultural do MON, Glaci Gottardello Ito.

Além das obras que compõem a mostra, o público poderá prestigiar a exibição de um documentário que ilustra o artista trabalhando em seu atelier. A exposição itinerante é o resultado de uma proposta do Museu Oscar Niemeyer, orientada pelo governo do Estado para que os municípios tenham conhecimento e acesso ao trabalho desenvolvido dentro do museu.

A exposição Estruturas e Valores ficará até 28 de julho no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.