“Obras de prevenção a alagamentos foram fundamentais para garantir a segurança dos guarapuavanos durante o período de chuvas este ano”, destaca Cesar Filho

21/07/2015

Após dias de chuva forte em todo Paraná, que trouxe prejuízos para várias cidades do Estado, Guarapuava vive uma realidade diferente. Obras e ações executadas pela Prefeitura asseguraram que a população dormisse mais tranquila apesar do grande volume de chuva que se acumulou com o passar dos dias. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), foram 316mm de chuva apenas nos primeiros 20 dias de julho deste ano, índice muito acima do registrado em todo o mês de julho de 2014, que foi de 54,4mm. Há um ano, a gestão municipal intensificou os trabalhos de prevenção a alagamentos em diversos pontos das zonas urbana e rural.

“O município estava carente de um olhar mais atencioso para esse assunto. Quando chegava o período de chuvas, muitas famílias ficavam em alerta, preocupadas com o pior. Desde junho de 2014, diversas ações foram executadas pela Prefeitura e comprovamos a eficácia desses trabalhos durante os últimos 10 dias. Nenhuma casa foi afetada com a chuva”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho. Agindo de forma coordenada e com rapidez, desde o dia 10 de julho, a Prefeitura de Guarapuava, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoraram constantemente as áreas de risco no município e acompanharam os níveis de água dos rios.

Em relação às obras, a maior intervenção foi realizada no Jardim das Américas. O presidente da Surg (Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava), Fernando Damiani, explica os benefícios decorrentes da revitalização da avenida Aragão de Mattos Leão. “O desassoreamento do Rio Cascavelzinho, a elevação do nível da rua em dois metros e o aumento do número de bueiros celulares para a passagem da água foram fundamentais para que a região não fosse afetada”, aponta. Além disso, o interior do município também recebeu diversas intervenções. De acordo com o secretário de Obras, Ivanês Josefi, foram 30 pontes reconstruídas e outras 10 reparadas. “Nenhuma ponte sofreu abalos com as chuvas. Nossas equipes fazem vistorias diárias nas estradas para acompanhar a situação das vias”.

Morador da Vila Carli há 30 anos, João Tracz viu a água chegar até a porta de sua casa ano passado. “Choveu e quase alagou minha casa, a água chegou bem perto. Na casa dos meus vizinhos fez um mar”, relata. Com 68 anos, João reside com seus quatro filhos e dois netos e acompanhou as obras que a prefeitura fez em seu bairro. “Ano passado veio uma máquina para abrir e limpar o rio. Fez muita diferença. Esse ano aqui ninguém precisou se preocupar”, completa.