Notícias

Obras de iluminação pública em bairros e distritos de Guarapuava proporcionam mais segurança

05/10/2015

Várias obras de ampliação e substituição da iluminação pública estão sendo executadas pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e de Trânsito. Em três pontos importantes da cidade, o valor investido passa de R$ 1,5 milhão. São serviços na rua XV de Novembro, em andamento, na avenida Aragão de Mattos Leão e nas marginais da PR 466. Além disso, o secretário Ivanês Josefi, explica que em vários pontos da cidade foram trocadas lâmpadas de 75W por 400W, proporcionando mais luminosidade e segurança em vários pontos da cidade e dos distritos, como por exemplo, em torno da Lagoa Dourada, no Boqueirão.

Quem passa pela rua XV de Novembro, entre a Polícia Militar e o trevo secundário da BR 277, acompanha a movimentação de máquinas. As obras de iluminação pública integram um grande projeto de reurbanização no local, que prevê ainda alargamento da pista, construção de canteiro central, rotatórias, ciclovias, pontos de ônibus, novas calçadas com acessibilidade, passeio dos dois lados da via, sinalização e paisagismo. O trecho receberá novos conjuntos de luminárias, modernas e eficazes, colaborando para a economia energia.

Em outro extremo da cidade, os moradores do bairro Aldeia e proximidades trafegam em avenidas e ruas que contam com uma iluminação mais eficaz e que proporciona mais segurança. Este mês, nas marginais da PR 466, foram trocados e instalados 179 conjuntos de luminárias. No importante acesso para as futuras instalações do Hospital Regional e também para a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ambos próximos ao empreendimento Cidade do Lagos, a avenida de acesso recebeu a instalação da iluminação por indução em postes metálicos no canteiro central.

Já na avenida Aragão de Mattos Leão, no bairro Jardim das Américas, as melhorias mudaram a vida dos moradores da região. A Secretaria de Obras instalou 13 conjuntos de iluminação (poste e lâmpada de vapor de sódio de 250W). No Morro Alto, a Praça Rocha Loures, localizada na avenida Antônio Farah, recebeu 12 novos conjuntos com lâmpadas de 400W.