Notícias

Obras da Prefeitura de Guarapuava evitam alagamentos

01/10/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os temporais dos últimos dias castigaram Guarapuava e várias outras cidades do Paraná. Mesmo com o volume de chuva acima da média, ações preventivas da Prefeitura de Guarapuava evitaram alagamentos pela cidade. Uma das obras é o desassoreamento do Rio Cascavelzinho, impedindo que centenas de casas fossem invadidas pela água e pela lama, o que ocorria há anos. O mesmo trabalho está sendo realizado no córrego que atravessa a Vila Lenler, na Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios. “Três meses atrás, quando Guarapuava foi atingida pela maior enchente de sua história, anunciamos essas obras, através do PRD [Plano de Recuperação de Danos]. O serviço foi feito”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

As obras no Rio Cascavelzinho evitaram que centenas de famílias sofressem com as fortes chuvas. Dados do Simepar apontam que, em setembro, choveu 100 mm a mais que a média histórica para o mês, que é de 192 mm. “Percorremos os trechos e verificamos que o trabalho rendeu excelentes resultados em toda a extensão do rio, que atravessa o Conradinho, Vila Carli, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Bela e Industrial”, enumera o presidente da Surg, Fernando Damiani, destacando que o trabalho ainda nem foi finalizado. “Estamos atuando na região do Jardim das Américas, naquele trecho da avenida Cascavel, onde o trabalho exige mais tempo, pois haverá elevação da pista com drenagem em bueiro celular, asfalto novo, calçada, meio fio, iluminação, sinalização vertical e horizontal e acessibilidade”. 

Segundo Damiani, o trabalho de desassoreamento envolve o alargamento do leito do rio Cascavelzinho e do córrego da Vila Lenler, além da ampliação da profundidade e retirada de lixo. A mesma ação será realizada no Arroio do Engenho, na Vila Concórdia. “Guarapuava sofre há anos com o problema dos alagamentos, agora estamos mudando essa situação. A população pode contribuir não jogando lixo nos rios e córregos”, afirma Damiani. A moradora da rua Carajás, Andréia Aparecida Ribas, concorda. Ela, sua família e os vizinhos vivem uma nova realidade na Vila Carli. A dona de casa disse que presenciou no local três grandes alagamentos. “A água chegava até a janela. Eu e minha mãe perdemos móveis, alimentos e já tivemos até que deixar a casa, agora estamos tranquilas. A prefeitura fez um bom trabalho”, afirma Andréia, referindo-se as obras que agora observa diariamente pela janela. A rua ganhou asfalto novo, galerias pluviais, calçada e meio fio. 

Na rua Octavino Bittencourt Martins, no bairro Primavera, também não ocorrem mais alagamentos. O local agora oferece dignidade às famílias que esperavam há 20 anos pela solução do problema. Dona Alvina Teixeira, 60 anos, deficiente visual, lembra das inúmeras vezes que pisou em água ao levantar da cama. “Era muito difícil sair correndo de casa e perder as coisas. Foram várias vezes. Agora tudo mudou. Posso dormir tranquila, pois sei que não vou acordar com água dentro de casa”, comemora a aposentada, que mora na rua Octavino há seis anos.