Notícias

Obras do Central de Monitoramento no Bairro São Cristóvão atingem 80% de execução  

16/08/2023

Até o momento, foram instaladas cerca de 100 câmeras das 120 que estão no projeto. Algumas delas possuem a tecnologia Speed Dome (modelos com zoom óptico que se movimentam por 360º). Esses equipamentos podem ser controlados de forma remota. 

  

O projeto “Cidade Monitorada”, figura como um dos maiores avanços tecnológicos em Guarapuava. O sistema de vigilância por câmeras de alta definição traz mais conforto e tranquilidade para a população em se tratando de segurança. A primeira etapa do projeto, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por meio do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, está em andamento. Das 120 câmeras que compõem o projeto, já foram instaladas cerca de 100 delas. Além disso, as obras da nova central operacional de monitoramento (que fica no antigo Parque de Máquinas da prefeitura) estão em ritmo acelerado e ultrapassam os 80% de sua execução, segundo a Secretaria de Planejamento do município.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, contou que, desde o início, acompanha os trabalhos e destaca a importância da implantação da central de monitoramento na cidade. Segundo o prefeito, o serviço garante a segurança do cidadão e preserva o patrimônio público.

  

“Acompanho o andamento das obras desde o início e noto o passo a passo dos trabalhos. Já entramos na última etapa dos serviços e isto é muito bom. Em breve, concluiremos mais uma etapa do projeto Cidade Monitorada, que é uma parceria entre o município, a Polícia Rodoviária Federal, via Programa Espia, Polícia Militar e a Polícia Civil. Por meio de um sistema integrado de câmeras de vigilância e monitoramento, a cidade terá uma cobertura abrangente. Faremos uma muralha digital. Com isso, será permitida a identificação de situações suspeitas, prevenção de delitos e uma resposta mais rápida a incidentes. Este é mais um avanço e um marco importante para Guarapuava, porque concentra uma série de recursos tecnológicos voltados para a segurança e vigilância do município”, pontuou o prefeito.

 

Algumas dessas câmeras, com a tecnologia Speed Dome (que são modelos que possuem zoom óptico e se movimentam por 360º), por exemplo, podem ser controladas de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Esse modelo será utilizado em praças, parques e pontos estratégicos, priorizando uma captação focada em detalhes e em modo noturno, capturando imagens com mais qualidade. O projeto também pretende, em conjunto com as forças de segurança, instalar equipamentos com o recurso LPR (do inglês “License Plate Recognition”, ou Reconhecimento de Placas de Veículos).

 

 “Até o momento, instalamos cerca de 100 câmeras das 120 que fazem parte do projeto. O intuito deste trabalho é fazer o cercamento da cidade com uma muralha digital, criando assim, um ambiente que ofereça maior tranquilidade para a população. São diversos modelos de câmeras que trazem desde imagens 360°, até com zoom de um quilômetro e meio. Por isso, eu digo que este é o maior investimento na segurança pública e patrimonial do município para trazer mais qualidade de vida à nossa população”, destaca o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

Todas as câmeras serão instaladas em locais estratégicos definidos a partir de mapeamento e análise. Pontos como nas proximidades da PR-170, entre as Ruas Padre Réus e Altacir Ciro Gubert; Rua Turíbio Gomes, no Bairro Vila Bela; trecho da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, no entroncamento com a Rua Gerânios, no Bairro Batel, já contam com os equipamentos instalados. Há câmeras instaladas nas Ruas Elías Zacalusny e Paraná, no Bairro Conradinho e Avenida Castelo Branco com a Rua Epitácio Pessoa, no Bairro Alto da XV de Novembro. Já no Bairro Santana, a Rua Deputado Lauro Sodré Lopes, próximo ao Colégio Estadual Mahatma Gandhi, passa a contar com equipamentos de monitoramento.