Notícias

O rigor do frio dos próximos dias preocupa a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

28/07/2021

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (28), equipes da defesa civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, estão em uma força tarefa de orientação diante da chegada do intenso frio, com possibilidade ser ainda mais rigoroso nos próximos dias. O trabalho da Assistência Social é feito depois de um mapeamento de regiões que concentram pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade e que vivem em áreas de situação irregular.

 

A ação pretende alcançar aproximadamente 400 famílias, inicialmente orientando sobre a previsão das baixas temperaturas e também sobre os serviços oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que em parceria com a Defesa Civil, conseguiu através de doações de roupas e produtos de inverno das unidades do CRAS, visando o atendimento a estas famílias.

 

A busca por essas pessoas acontece como forma de prevenção “Estamos nos preparando para o frio extremo, mas torcendo para que ele seja mais leve” ressalta a diretora técnica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Elenita Luiza Lodi.

 

Segundo CibeliTozzi, coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica, mesmo que as pessoas que estejam nestas áreas já sejam atendidas pelos serviços do CRAS, é importante realizar essa ação “Fazer um diagnóstico das áreas onde estão as famílias em maior situação de vulnerabilidade social, nos ajuda no trabalho,fazendo um atendimento e acompanhamento familiar efetivo” explica ela.

 

A previsão para os próximos dias é de temperatura que pode chegar a -4 graus. As pessoas que vivem em outras áreas que ainda não receberam a visita da equipe do CRAS, e que precisem de atendimento de produtos de inverno, podem ir até a unidade mais próxima de sua residência, onde as equipes farão a avaliação social para o atendimento o mais rápido possível.

Unidades do CRAS:

CRAS 1 –Arlindo Antonelli (Xarquinho)

Rua Arlindo Antonelli, 452, Industrial

42 3629 4588

CRAS 2 – Morro Alto

Rua Bernardino José de Lacerda, 1447, Morro Alto

42 3622 2308

CRAS 3 – Jardim das Américas

Rua Jorge Silveira do Amaral, 275, Jardim das Américas

42 3622 1165

CRAS 4 – Boqueirão

Rua Afonso Pena, 183, Tancredo Neves

42 3622 1240

Equipe Volante 1- Palmeirinha, Guará e Guairacá

Palmeirinha: Rua Antonio Ribeiro de Campos, 321

Guará: Rua Eduardo Horst, s/n

Guairacá: Junto com a UBS

Equipe Volante 2- Colônia Vitória e Jordão

Jordão: Rua Emílio Rodrigues Faustino da Cruz, 62