Notícias

O dia nacional da “Imunização” é celebrado anualmente em 9 de junho

09/06/2021

Em  meio a uma das maiores pandemias provocada por um vírus que já matou milhões de pessoas pelo mundo todo, a data de hoje, 9 de junho, ganha mais relevância. Reconhecida no Brasil desde  1796, a data lembra a  primeira vacina que isolou  o vírus da varíola, criada pelo  médico britânico Edward Jenner. Com o quadro da pandemia do Coronavirus,  o dia 9 de Junho de 2021, mais do que nunca,  precisa ser lembrado.

 

Pesquisadas e desenvolvidas, as vacinas  ganharam o mundo e passaram a ser produzidas com propriedade do próprio vírus causador das doenças, mas em estado inativo. Em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta ao vírus ativo de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

 

Hoje, 9 de junho de 2021, a data ganha outra dimensão, porque a vacina contra o vírus da Covid-19,  ainda em desenvolvimento,  não  oferece proteção em  100%. Mas as vacinas criadas até aqui, em tempo recorde – porque o avanço da doença exigia pressa -, oferecem proteção parcial e são a única e a principal arma para conter a pandemia.

 

A data de hoje também deve lembrar que  séculos depois da invenção da primeira vacina, em pleno 2021, são as desinformações, as fake news que atrapalham a  conscientização da população sobre a importância da vacina.

 

No Brasil  ainda não há a cultura da vacina. Nem o uso delas contra outras doenças mais conhecidas , como gripe, tétano, caxumba, sarampo e agora o coronavirus. Mesmo com o entendimento que a  vacina é a única forma de combate a muitas enfermidades, ainda é preciso campanhas de conscientização para comprovar sua eficácia.

 

Só com a vacina é possível diminuir a possibilidade de contrair algumas enfermidades e  é com ela que o  mundo se alia  no combate ao Coronavírus.

 

Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e verifique qual ou quais  as vacinas que você precisa para se proteger.

 

Para se imunizar contra a Covid-19, se informe sobre os grupos e faixas etárias de vacinação. Busque informações de profissionais da rede de saúde do município de Guarapuava ou pelos veículos oficiais da Prefeitura ou órgãos de imprensa do município.