Moradores do Residencial 2000 recebem chave da casa própria

27/01/2016

Mais 97 pessoas realizaram, na manhã desta quarta-feira (27), o sonho de morar na casa própria. A dona de casa Ana Maria Americano, 64, e seu filho Gilvane da Rosa, 20, moravam na Vila São Vicente, mas depois que a enchente de 2014 levou sua casa, eles passaram a viver na Vila Bela, recebendo o auxílio do Projeto Aluguel Social. “Agrademos muito o esforço da Prefeitura de Guarapuava em ceder uma casa pra nós. Foram dois anos que recebemos ajuda. Agora que vamos estar em um lugar novo, é vida nova também”, conta. A entrega das chaves foi realizada pela Caixa Econômica Federal e a obra foi realizada com apoio e investimentos do Governo Federal, Governo Estadual – através da Cohapar, Sanepar e Prefeitura de Guarapuava.

Segundo o Prefeito Cesar Silvestri Filho e o Secretário de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, são 15 famílias que não precisarão mais do auxílio do Programa Aluguel Social e vão morar em um novo lar. “Alegramo-nos por concluir este trabalho, oportunizando a diversas famílias condições dignas de começar uma nova etapa de suas vidas. O Residencial 2000 está recebendo ainda mais obras de infraestrutura que estão tornando a qualidade de vida dos moradores muito melhor”, esclarece Cesar Filho.

Síria Antonio da Rosa, 74, morava há 10 anos no Bairro Concórdia, em uma área de risco. Agora, a aposentada poderá investir na compra dos móveis para sua casa. “É um sonho realizado. Vou morar em uma casa tão linda, tudo novinho, telhado, pintura, forro, lajotas. Não vejo a hora de me mudar”, comemora emocionada.

Através do trabalho da equipe da Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, em 2015, 64 famílias foram beneficiadas com a entrega dos apartamentos, no Residencial Boa Vista. Já o número de famílias pré-selecionadas para morar nas casas do Programa governamental Minha Casa Minha Vida, no Residencial 2000 e Jardim Patrícia, foi 334. Em 2015 também, foram realizadas 592 novas inscrições de famílias guarapuavanas no Sistema Habitacional. Referente às atualizações de cadastros, foram 2.208 atendimentos. 10 famílias que moravam em áreas de risco foram realocadas no aluguel social.

Neste ano, o trabalho da Secretaria também vai ser concentrado no Programa Papel Passado, que em convênio com o governo federal vai realizar a regularização fundiária para 752 famílias. Serão emitidos os documentos necessários visando a transferência definitiva do imóvel ou terreno aos moradores atuais. Guarapuava é um dos quatro municípios paranaenses que participam do Programa em 2016.