Notícias

Novos conselheiros tutelares são empossados nesta sexta-feira (10)

10/01/2020

Guarapuava conta agora com um novo comitê na luta pelos direitos da criança e dos adolescentes. Os 10 novos conselheiros selaram seu comprometimento em um ato solene na Câmara dos Vereadores, nesta sexta-feira (10). “Tenho certeza que é uma grande emoção receber este diploma, e ver a responsabilidade que há em ser conselheiro. Quero parabenizá-los por participarem desse processo, pois todos temos direitos e deveres, e vocês abraçaram o dever de se colocar à disposição para estar junto com a sociedade e deixar um legado. Terão situações de alegria e tristeza, mas no final, vão se orgulhar do trabalho realizado”, enalteceu o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir José Vezzaro, ao discursar para os novos membros.

A cerimônia de posse dos titulares e suplentes reafirmou as eleições realizadas no ano passado, para definir aqueles que atuarão pelo mandato de 2020 a 2024. “O conselheiro é o adulto mais sensível da sociedade, que ao entender o estatuto, deseja colocá-lo em prática. No município, temos dois pólos que abrangem todos os bairros, mas cada um de nós também tem um papel importante em proteger nossas crianças e adolescentes”, completou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Carina Silva.

A Secretária Interina de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi, também relembrou a dimensão e necessidade de ter este olhar para os pequenos guarapuavanos. “Que eles sejam bem vindos para garantir o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Este mandato exige muita sabedoria e ética para um trabalho bem eficiente”, destacou.
A nova conselheira, Raquel Kaminski Teixeira, foi eleita com o maior número de votos, e reconheceu este propósito para o seu mandato. “Me sinto feliz pela possibilidade de fazer um bom trabalho nesta parte da sociedade que está tão carente”, declarou. A posse também era o sonho para Sara Cahupczinski Pereira, que foi prestigiada pelo marido Claudio Cezar Pereira, e os dois filhos, Lara e Miguel. “Eu cresci com o desejo de ser conselheira, de trabalhar onde eu pudesse ajudar. Quando soube do processo, vi que era o meu momento. Agora este é um momento de alegria”, comemorou.

Também estavam presentes na cerimônia, o vereador Samuca, secretários de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre e de Trânsito, José Airson Horst, presidente da Fundação Proteger, Antônio Carlos Mino, Juiz da Vara da Infância e Adolescência, Rafhael Wasserman, e a Promotora de Justiça, Wilma Leiko Kato.
Confira abaixo os nomes dos conselheiros empossados:

CONSELHEIROS TITULARES

Raquel Kaminski Teixeira;
Viviane Maria Padilha;
Sara Cahupczinski Pereira;
João Hélio Baltazar da Luz;
Beatriz Aparecida Neves;
Silmara Cristina Padilha;
Ana Claudia Campos;
Ederson de Jesus Santos;
Rosane Nowak;
Rosangela Maria Ribas de Lima.

 

CONSELHERIOS SUPLENTES

 

Isabel Mingoranse Pereira da Cruz;
Luiz Carlos Monteiro Dominico;
Valmir José Jocoski;
Jeferson Luiz Alexandre;
Cleunice Rolão;
Lidia da Silva Borges Ferreira;
Maria Aparecida Pereira de Cristo Brandelero;
Cristiane Aparecida Correia Possato;
Claudete Aparecida Esteski.