Notícias

Novo sistema para emissão de guias do ITBI é apresentado para usuários

31/08/2021

Na noite desta segunda-feira (30), tabeliães, cartorários e usuários do Cadastro Imobiliário, participaram da apresentação da nova plataforma para emissão de guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, ITBI, do Município de Guarapuava. Após a migração dos dados públicos para um sistema de armazenamento em nuvem, o serviço sofreu alterações na forma de acesso e ficará disponível no site guarapuava.atende.net.

 

De acordo com o secretário de Finanças, Diocesar de Souza, com a mudança, o Município busca a integração dos cadastros dos contribuintes e melhorar a segurança do sistema. “Queremos ter maior confiabilidade do trato e análise do Cadastro Imobiliário e na tramitação e transmissão das informações. Isso é reflexo da modernização e desburocratização do serviço público e demonstra a eficiência da Administração nas ações perante os cartórios e contribuintes”, explicou.

 

O sistema está sendo analisado para validação das informações. Após entrar em funcionamento efetivo, será possível utilizar novas formas de pagamento das guias do ITBI com utilização do Pix e de Qr Code.  “Isso dará mais agilidade na liberação para fins de registro em até 24 horas com a compensação desses pagamentos”, explicou Luciano Silveira, diretor do departamento de Fiscalização e Arrecadação.