Novo espaço do Laboratório Municipal agiliza exames em Guarapuava

26/05/2020

A realização de exames no serviço de saúde pública de Guarapuava tem mais agilidade com o novo espaço do Laboratório Municipal. Com uma ampla equipe que trabalha das 7h à meia-noite, a nova sede deve ampliar em cerca de 60% o número de realização de exames gratuitos feitos diariamente pelo município.

“Um dos desafios da saúde pública sempre foi agilizar procedimentos e dar mais acesso a realização de exames clínicos à população na sua própria cidade. Com o laboratório ampliado, vamos otimizar nosso trabalho, aumentar a cobertura no município, aprimorando também a qualidade dos procedimentos com a disponibilização de equipamentos de ponta”, declarou o prefeito Cesar Silvestri Filho, em visita ao novo espaço na manhã desta terça-feira (26).

“A saúde sempre foi prioridade em nossa gestão e seguimos trabalhando no reforço da estrutura para evoluir sempre em nossa qualidade”, avaliou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, que também esteve no Laboratório.

Com o novo local, o município ganha destaque por realizar testes de biologia molecular para identificar a tuberculose, fornecendo o diagnóstico para quatro regionais de saúde do Paraná. No município, nenhuma rede particular faz este serviço, sem terceirização. “Além disso, o equipamento que faz esse exame também é uma ferramenta local de enfrentamento à Covid-19, já que ele está habilitado para diagnosticar o vírus. Estamos aguardando a chegada de kits do Ministério da Saúde para podermos ampliar nossa capacidade de testagem e garantir um mapeamento maior sobre o novo coronavírus em Guarapuava”, explicou secretário de Saúde, Celso Goes.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O novo ambiente conta com laboratórios de bioquímica, imunologia, hematologia, microbiologia, urinalise, parasitologia, lavagem laboratorial, almoxarifado, vestiário e cozinha e setor administrativo, que permite a realização de mais de 40 tipos de exames e nove tipos de pesquisas, como plasmódio, rotavírus e sangue oculto. Os procedimentos clínicos feitos ali, dão suporte às 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e as três unidades de urgência e emergência, incluindo Clínica da Mulher, SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município.

“Temos uma melhoria significativa na elaboração dos exames, já que aumentamos nossa capacidade instalada, adequando às normas da vigilância sanitária”, explicou o bioquímico e responsável técnico pelo Laboratório Municipal, Marco Horst.

Para subsidiar o funcionamento do Laboratório, a Secretaria de Saúde também direcionou um carro exclusivo para serviço de coleta e liberação de exames nas unidades, adquirido através de recursos do PAM (Programa de Apoio aos Municípios). Durante a pandemia, o veículo também será utilizado no deslocamento diário de profissionais para coleta domiciliar em pacientes suspeitos.

A nova sede do Laboratório Municipal fica na rua Presidente Getúlio Vargas, 2173.