Notícias

Novo comandante assume o Corpo de Bombeiros de Guarapuava

02/04/2020

Uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (02) marcou o ato oficial de passagem do comando do Corpo de Bombeiros de Guarapuava. No gabinete do prefeito municipal, o tenente coronel Arlisson Sanches Sales encerrou sua trajetória à frente do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, que passa a ser comandado agora pelo major José Adriano Prado Spak. “Me sinto privilegiado por estar à frente da Prefeitura tendo um amigo como comandante do Corpo de Bombeiros. Crescemos juntos em nosso caminho, vimos a evolução de cada um e tenho certeza que você, Sanches, deixou um legado, uma história muito bonita. Você não é só admirado por mim, mas pela cidade inteira”, agradeceu o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

A cerimônia foi marcada por homenagens ao tenente coronel Arlisson Sanches Sales e por sua trajetória durante seus 29 anos no Corpo de Bombeiros do Paraná. Em Guarapuava, a história de Sanches iniciou em dezembro de 2005, quando passou a comandar o 3º Subgrupamento do 2º Grupamento de Bombeiros. Foi aqui que recebeu promoções importantes em sua trajetória, como a elevação ao posto de capitão, em 2006, posto de major, em 2011, até ser promovido ao posto de tenente coronel.

 

Na cidade, sua passagem foi marcada por muitas conquistas em que liderou por exemplo, a corporação durante a elevação da unidade a 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em 2010. Em 2011, deixou o município para atuar no Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) retornando para Guarapuava em 2016, quando alcançou novas conquistas para a corporação local com a participação ativa na inauguração do posto de bombeiros no bairro Primavera; profissionalização dos serviços de bombeiros em Pitanga e Laranjeiras do Sul; certificação de qualidade ISO 9001:2015, sendo a primeira organização bombeiro militar do Brasil a receber a certificação; elevação para 12º Grupamento de Bombeiros; e comemoração dos 60 anos do Corpo de Bombeiros em Guarapuava.

 

Em sua despedida, falou emocionado sobre a trajetória em Guarapuava.

“Só estou deixando a farda militar, mas continuo bombeiro, e acima de tudo, parceiro. Hoje eu sou guarapuavano e quero ajudar a fazer essa terra crescer ainda mais. Luto por essa terra que me fez ser quem eu sou hoje. Aqui me fiz homem, pai, comandante. Se consegui todas essas conquistas com o grupo, foi resultado do que aprendi aqui em Guarapuava”, agradeceu Sanches.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Entre as homenagens ao tenente coronel Sanches houve ainda a inauguração de um retrato dele para a galeria dos ex-comandantes, que se despediu do comando, com amplo reconhecimento ao seu trabalho. “O local escolhido para essa cerimônia mostra a união e sintonia que a administração municipal manteve com o Corpo de Bombeiros. Foi essa parceria que pedimos que o Sanches construísse aqui e esse momento de gratidão e respeito mostra que foi sólido. Major Spak foi escolhido justamente para dar continuidade a essa atuação, conhece toda a região, a cultura local e fará aqui um trabalho à altura do executado pelo major Sanches”, declarou o coronel Gabriel Mocellin Junior.

 

NOVO COMANDANTE

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

O novo comando do Corpo de Bombeiros em Guarapuava será do major José Adriano Prado Spak, que vem de Irati para se firmar no município. Iniciou sua trajetória de formação militar em 1995, possui graduação e especializações em administração, administração pública, gestão de pessoas, além de capacitações como socorrista e prevenção e combate a incêndios. Seu último cargo como oficial superior foi de sub-comandante do 2º Grupamento de Bombeiros em Ponta Grossa, desde maio de 2019. “Eu vim para somar e continuar o belo e consistente trabalho que o tenente coronel Sanches firmou aqui”, afirmou Spak.

 

ENTREGA DE VIATURAS

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Ao fim da cerimônia, houve a entrega de viaturas adquiridas com recursos do Funrebom (Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) e do Estado para uso em serviços administrativos do Corpo de Bombeiros de Guarapuava. O prefeito Cesar Filho ainda autorizou o Funrebom a adquirir um caminhão de combate a incêndios e salvamento e duas ambulâncias. O Comando Regional anunciou a entrega de um caminhão vindo do Estado.