Novo caminhão da Coleta Seletiva começa a operar em Guarapuava

31/03/2017

A Deputada Estadual Cristina Silvestri acompanhou nessa sexta-feira (31) a primeira operação do novo caminhão do Sistema Integrado de Coleta Seletiva da Secretaria de Meio Ambiente. O veículo foi adquirido graças a uma emenda parlamentar viabilizada pela Deputada.

O novo caminhão da coleta seletiva atua às segundas, quartas e sextas-feiras na região central, que possui um descarte de materiais recicláveis elevado. O veículo, que suporta 600 quilos, prensa os materiais à medida que vai ficando cheio, além disso, é ecologicamente correto, pois não emite fumaça. “É importante ressaltar que o material recolhido gera benefício para o município, pois o lixo que vai para o aterro é pesado e pago por peso para ficar lá. Com esse tipo de recolhimento, menos lixo vai para o aterro e isso gera economia para a Prefeitura. Fiquei muito feliz por mais essa conquista para Guarapuava”, ressalta a Deputada Cristina Silvestri.

Os resíduos recolhidos vão para a cooperativa e passam pela triagem. A venda é revertida e dividida entre os colaboradores da cooperativa. Além dos materiais recicláveis, como papelão e plástico, o caminhão também recolhe vidros e óleo de cozinha. “Além da economia financeira, essa redução de materiais aumenta a vida útil do aterro sanitário. Somando os benefícios vemos que o caminhão contribui para a parte ambiental, social e geração de renda”, completa o Secretário de Meio Ambiente Celso Araújo.