Notícias

Novembro Negro: SEMADS promove exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes do projeto SCFV de Guarapuava

25/11/2022

19 crianças e adolescentes integrantes do projeto SCFV, do CRAS III, Jardim das Américas estiveram presentes no evento de encerramento da exposição.

 

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou no hall de entrada do paço municipal, o encerramento da exposição em alusão ao Novembro Negro, mês da consciência negra.

 

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi estabelecido em razão de ter sido o marco em que Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante o regime escravista brasileiro que durou, oficialmente, entre 1530 e 1888 foi assassinado, em 1695. O objetivo da data que foi instituída no território nacional nos anos 1970 é refletir sobre igualdade racial, equidade de direitos e a inserção das maiorias minorizadas nos mais diversos setores sociais.

 

Esta ação esta alinhada à iniciativa estratégica de fortalecimento da agenda antirracista e promoção da igualdade racial, e objetiva promover a justiça social, refletir sobre a equidade de gênero, raça e etnia, a igualdade de direitos e oportunidades, a redução das desigualdades territoriais, bem como, o combate ao preconceito e a discriminação.

 

A secretária da SEMADS, Elenita Luiza Lodi, explica no que consiste este trabalho realizado com as crianças e a sua importância. “A importância em desenvolver este trabalho com as crianças é justamente para esta data não se tornar apenas uma data comemorativa, mas uma data de resistência e de luta. Principalmente para entendermos como está configurada a nossa sociedade e como que a gente pode discutir, debater e problematizar essa questão. Vale ressaltar também, que neste mês da consciência negra, seja voltando à diversidade e colocar essas questões em pauta também no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é muito importante”, enfatiza. 

 

A exposição ficou disponível para visitação durante toda a semana, sendo hoje o último dia. Participaram do desenvolvimento dos trabalhos, todas as crianças e adolescentes do SCFV de todos os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do município.

 

As crianças e adolescentes também puderam visitar algumas Secretarias e a Procuradoria do município, onde conversaram com os secretários, o procurador e com os servidores das pastas.