NOVAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE SÃO DEPREDADAS

08/12/2017

Nas últimas semanas, os bairros de Guarapuava receberam 13 novas ATIs (Academia da Terceira Idade) e duas Estação Saúde foram instaladas na Lagoa das Lágrimas e Parque Linear Trianon. Os equipamentos estão disponíveis à população, como forma de incentivar a prática de atividades físicas. São recursos investidos em benefício da população, porém, em alguns locais, as estruturas estão sendo depredadas.

No Residencial 2000, partes da ATI foram roubadas e vandalizadas duas vezes. Os vândalos levaram os rolamentos dos aparelhos e quebraram alguns equipamentos. Já no bairro dos Estados, a placa da obra foi arrancada do local. “As ATIs são sempre instaladas em locais com movimentação de pessoas, como praças e parques, ginásios de esportes ou ao lado de UBS (Unidade Básica de Saúde). Nossa intenção é promover saúde para a população e evitar o sedentarismo, porém, em alguns bairros, nós instalados e já tivemos de arrumar para não prejudicar a utilização dos equipamentos”, ressaltou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida.

O auxiliar de produção Nilton de Oliveira mostra indignado o que aconteceu no Residencial 2000. “A Prefeitura já arrumou, mas levaram partes de alguns equipamentos e as borrachas que seguram o atrito. Sem isso, logo vai estar tudo estragado”, reclama o morador. Ele gostou da instalação da ATI no residencial, pois o médico lhe indicou exercícios após a cirurgia na perna. “Desse jeito a gente não vai ter nada no bairro. A Prefeitura traz, mas os vândalos estragam durante a madrugada e a população que mais precisa é prejudicada”, acrescentou.

As 13 unidades foram adquiridas por meio de recursos do Governo Estadual e convênio com a Caixa Econômica Federal. Mirante da Serra, Jordão, Vila Planalto, Vila Bela, Lagoa Dourada, Xarquinho, Adão Kaminski, João Paulo II, Santana, Bairro dos Estados e Residencial 2000 foram os locais contemplados. “Pedimos que os usuários e a população em geral denunciem qualquer caso de roubo, depredação ou vandalismo nas ATIs e Estações Saúde, pois é um patrimônio público”, reforçou o secretário.