Nota de falecimento do vereador e vice-presidente da Câmara de Guarapuava João Carlos Gonçalves (João Napoleão)

05/03/2023

É com pesar que a prefeitura de Guarapuava informa o falecimento do vereador João Carlos Gonçalves (João Napoleão), aos 55 anos. João morreu na madrugada deste domingo (05) no Hospital São Vicente, onde estava internado. Ele era pai de três filhos e atuou como vereador em Guarapuava por 19 anos. Durante uma década presidiu a Câmara de Vereadores (2012 – 2022), sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. O velório já iniciou na Câmara e o enterro, de acordo com a Diretoria de Comunicação da Casa, está previsto para hoje, domingo, 05 de março, às 17h, no Cemitério Continental, Bairro Boqueirão.

LEGADO

João assumiu o primeiro mandato em 2005 e, desde então, obteve mais de 60 leis ratificadas. O vereador também mostrou comprometimento ao defender a devolução à Administração Municipal de sobras do orçamento do Legislativo para aplicação em projetos que beneficiassem a população.  Em 2009, intermediou a doação do terreno onde está instalado o Hospital do Câncer de Guarapuava e, entre 2017 e 2022, intermediou para que recursos fossem destinados à construção daquela casa hospitalar. O montante angariado e aplicado, soma mis de 30 milhões de reais.

Além disso, João foi o responsável por promover mudanças internas e organizacionais durante seus mandatos na presidência. Com seu potencial político nato, Napoleão liderou debates públicos sobre investimentos no crescimento da cidade, como a instalação da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Hospital Regional, o curso de Medicina gratuito na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, e a construção do Hospital do Câncer.

Parentes, amigos e mesmo pessoas da comunidade, lamentam a morte do vereador e ressaltam que sua partida deixa um enorme legado de luta, acolhimento, perseverança, amizades e, principalmente, vazio no coração de todos com os quais conviveu. A Administração Municipal e todos os seus servidores expressam condolências aos familiares e amigos nesse momento de perda e dor.

O prefeito Celso Góes, disse estar consternado com a passagem do amigo e, atualmente, seu líder no legislativo municipal. Já nas primeiras horas da manhã, Celso manifestou suas condolências nas redes sociais.

O domingo amanheceu triste. Perdi um amigo, um companheiro político. (João), um homem que deixa um grande legado para Guarapuava. Vai com Deus, João Napoleão!”, escreveu o prefeito.

Ainda manhã deste domingo, o chefe do executivo municipal decretou luto oficial de três dias, conforme publicado em boletim extraordinário.

“O Município decreta luto oficial de 3 (três) dias: Durante o período de Luto Oficial, a Bandeira Municipal ficará hasteada a meio mastro, em todos os órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Município de Guarapuava. O luto oficial decretado não implicará em suspensão do atendimento nem das atividades do Paço, Secretarias ou outros órgãos municipais”, diz o texto do decreto.

Leia o Boletim na íntegra AQUI.