Nos 201 anos de Guarapuava, série de reportagens mostra projetos que ajudaram a transformar a cidade

20/12/2020

2020 tem sido um ano de muitos desafios, principalmente devido à pandemia que mudou nossa rotina e a maneira como vemos o mundo. Mas também é o aniversário de 201 anos da nossa querida Guarapuava e, não podemos esquecer que temos dezenas, centenas de motivos para comemorar. São as razões que nos fazem querer viver aqui, inúmeras conquistas em diversas áreas – desde a queda na mortalidade infantil com o menor índice dos últimos anos (Mamãe Guará) à tecnologia de ponta que vai ajudar a investigar as causas do câncer e quem sabe a tão sonhada cura (Inovação).

Agricultores familiares diversificam renda com o projeto Caminho de São Francisco – Foto: Secom

Transformação

A história de milhares de guarapuavanos mudou e a transformação é visível: – no campo, com a garantia de que o alimento orgânico produzido por pequenos agricultores chegue à mesa de quem mora na cidade por meio das Feirinhas do Produtor e também esteja na hora do recreio na merenda da criançada; ou ainda, incentivando o turismo para diversificar a renda das famílias da área rural(Caminho de São Francisco da Esperança); -na cidade, ao fazer com que os alunos aprendam robótica nas escolas se preparando para as profissões do futuro, ou promovendo estrutura e incentivo para os  estudantes da rede pública praticarem esportes e ficarem mais perto dos sonhos de atletas e também para famílias inteiras conquistarem um estilo de vida mais saudável (Escola de Campeões e Vem Pra Praça). E visivelmente a Guarapuava se tornou mais clara e moderna. As lâmpadas de led já garantem economia para os cofres públicos, eficiência na iluminação e mais segurança para os moradores da área urbana e dos distritos.

Escola de Campeões incentiva a prática de esportes e o surgimento de novos talentos. – Foto: Secom

E essa lista vai longe, quando tratamos de números, são mais de 3 mil mulheres vítimas de violência atendidas (Secretaria da Mulher), mais de 1 mil famílias que ganharam um teto novo, outras centenas regularizaram os documentos da propriedade para se tornarem as verdadeiras donas do imóvel (Habitação). E os índices também contam, como o do asfalto que cobre 95 % das ruas ou o do esgoto que já chega à quase 90% das casas.

Se por uma lado os mais modernos métodos contraceptivos estão disponíveis para auxiliar no planejamento familiar, por outro, pais e mães que querem ter filhos vão receber apoio e tratamento (Nossa Família). Mas se o problema está justamente na falta de estrutura familiar, atualmente crianças em situação vulnerável são acolhidas temporariamente por casais preparados e dispostos a dar carinho e atenção até que as coisas se resolvam. Tudo acompanhado de perto pela Justiça e uma equipe multiprofissional competente (Família Acolhedora).

Aposentadoria com dignidade. O lar de dona Iracema, segundo ela, é um pedacinho do paraíso. – Foto: Secom

Projeto Não Termina Aqui

São tantas coisas que seriam necessárias muitas e muitas páginas para escrever o que efetivamente aconteceu aqui em nossa cidade. Bom, pelo menos algumas delas a gente conseguiu contar graças ao empenho e muitas horas de dedicação da equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava. Em um projeto experimental, envolvendo o trabalho de acadêmicas de jornalismo, o Projeto Não Termina Aqui deu voz, cor e destaque para algumas pessoas que representam todas as outras alcançadas pelas ações do poder público municipal na última gestão.

Projeto Não Termina Aqui mostra ações de sucesso que transformaram Guarapuava nos últimos anos. Imagem: Divulgação

Sendo assim, fica o nosso convite para você acompanhar as histórias contadas aqui no site da Prefeitura e no G1 com texto e imagens e ótimas histórias. Três delas já estão no ar e você tem acesso clicando no link: Não Termina Aqui

Acesse aqui as reportagens no nosso site: Escola de Campeões, Turismo Rural no Caminho de São Francisco, e Vida Digna