No final de semana, Assistência Social instala famílias abrigadas em casas alugadas pela Prefeitura

16/06/2014

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou o processo de realocação das famílias que tiveram as moradias interditadas, após a maior enchente dos últimos 37 anos em Guarapuava. Neste final de semana (14 e 15), cinco famílias deixaram os abrigos e foram instaladas em casas alugadas pela Prefeitura de Guarapuava, através do programa Aluguel Social. Para os locais, as equipes da secretaria levaram móveis, colchões, cobertores, alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, utensílios de cozinha, entre outros produtos e acessórios doados pela comunidade, empresas e entidades.

Ao entrar no novo lar, a dona de casa Rosilda Aparecida da Rosa, viúva de Leandro Borodiaki, que morreu durante a enchente, chorava e sorria, um misto de alívio e alegria. “A gente queria que ele [Leandro] tivesse aqui, mas a família está aqui comigo e vamos ser felizes, sempre com ele no coração”, afirma Rosilda, que tem dois filhos, um de 11 e outro de quatro anos. “Eu só tenho a agradecer aos funcionários da prefeitura e aos voluntários que ajudaram não só com bens materiais, mas também com cuidado e carinho. Antes eram duas peças para dividirmos, agora temos bastante espaço para as crianças e minha mãe vai morar com a gente”, acrescenta ela, cercada por familiares e amigos.

Os sogros de Rosilda também não podem voltar para a antiga casa na Vila São Vicente e preferem assim. Eroni e Pedro Borodiaki, além de um filho adolescente, vão morar bem ao lado, no bairro Alto da XV. A família permanecerá unida. “Nosso herói ficaria muito feliz e estará sempre em nossos corações onde quer que estejamos”, diz Eroni, que trabalha como auxiliar de cozinha. Sempre sorrindo e pensando em cada detalhe para deixar o local ainda mais acolhedor, ela faz um pedido. “Neste canto dá para colocar um fogão à lenha, eu aceito doação e faço um pinhão bem gostoso para o doador”, promete.