Notícias

No Dezembro Laranja, Secretaria de Saúde de Guarapuava capacita agentes de saúde sobre câncer de pele

14/12/2018

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu, no auditório da Faculdade Guairacá, 152 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias para orientar e reforçar a importância da conscientização contra o câncer de pele. “Nossos agentes de saúde andam o dia todo pelos bairros de Guarapuava para atender a população. Além do cuidado que eles devem ter, com essas informações que receberam hoje, também queremos que passem adiante o conhecimento para todas as pessoas que visitam”, explicou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.

Com o tema da Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Se exponha mas não se queime”, os médicos dermatologistas Beatriz Garcia, Guilherme Kuster e Iara Rodrigues Vieira apresentaram as formas de prevenção e a importância de procurar um médico para diagnóstico e tratamento da doença.

“Esta ação é realmente muito importante, pois esclarece sobre a importância de cuidar da pele, principalmente no verão. É preciso ter consciência de que o uso do filtro solar, bem como outros métodos para evitar a incidência do sol reduzem as chances de desenvolver câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e manchas na pele”, ressaltou a médica dermatologista, Dra. Iara Rodrigues Vieira, durante a apresentação.

O tumor na pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. “Além de ser uma oportunidade de conversarmos com os dermatologistas para esclarecermos dúvidas, eventos como esse nos relembram a importância de usar o protetor solar diariamente”, disse Sabina Curi, agente comunitária de saúde, ao lembrar que o conhecimento adquirido também será repassado adiante. “Tenho certeza que todos os agentes vão aproveitar as visitas para relembrar a população sobre esses cuidados”.

De acordo com os médicos dermatologistas, para se proteger dos raios solares é preciso adotar algumas medidas, como:

– Usar chapéus, camisetas e protetores solares;

– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão);

– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o tecido;

– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e que tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço;

– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses;

– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

Publicado em 14/12/2018.