Notícias

Nesta sexta-feira (25), ocorreu, no auditório da OAB Guarapuava, a cerimônia de premiação dos JESP 2022

25/11/2022

Ao todo, 109 alunos receberam troféus pelo desempenho e destaque nos jogos. Tamanha mobilização mostra que o município tem um ótimo potencial para criar atletas.

 

Em sua 39ª edição, os Jogos Estudantis da Semana da Pátria (JESP) reuniu seis mil estudantes de escolas públicas e particulares entre 7 e 17 anos, em 27 modalidades esportivas coletivas e individuais, divididas em quatro categorias: grupo 00, grupo 01, grupo 02 e grupo 03.

 

Ao todo, 109 alunos receberam troféus pelo desempenho e destaque nos jogos. A Elisa de Lima Sydor de 10 anos, aluna do colégio Aliança, recebeu o troféu destaque na modalidade tênis de mesa grupo 00. Ela contou que iniciou no esporte por saúde e logo recebeu o convite para ingressar nas atividades do colégio.

 

“Foi muito legal participar dos jogos. Eu gostei muito. O colégio me incentiva bastante e é importante estar fazendo um esporte para cuidar da minha saúde. Eu acho que pretendo seguir na carreira de atleta”, ressaltou a aluna.

 

Para o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, realizar mais uma edição dos JESP em Guarapuava trouxe bons resultados não só para a Secretaria de Esportes, mas principalmente para os alunos e para a cidade. Tamanha mobilização mostra que o município tem um ótimo potencial para criar atletas. 

 

Estamos muito satisfeitos. Esse é o trabalho de base que a gente quer, eu acho que a gente tem que investir no esporte, tem que fazer esse tipo de trabalho, que vai ser a formação dos atletas. Os JESP, os Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Universitários, para mim, essa sequência tem que continuar acontecendo. Agradecimento ao prefeito Celso Góes, que nos dá todo o apoio, ao deputado Artagão (de Mattos Leão Júnior), que faz essa ponte com o governo do Estado também, que nos apoia e, principalmente, aos pais e à Secretaria de Esportes, porque fazer um evento desse não é fácil. Os JESP nascerem como Jogos Estudantis da Semana da Pátria, agora, viraram, do Mês da Pátria. São trinta dias de trabalho intenso. Então, parabéns à minha equipe da Secretaria de Esportes por essa realização e um agradecimento mais que especial à presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, que realizou os jogos em parceria com a nossa Secretaria e nos cedeu o auditório aqui da OAB para realizarmos esta cerimônia hoje”, enfatizou Milton.

 

Em sua fala, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, parabenizou a Secretaria de Esportes e Recreação pelo evento, e relembrou que mesmo com as dificuldades, o trabalho teve um grande sucesso.

 

O esporte precisa ser trabalhado todo dia e nossa Secretaria de Esportes e Recreação tem feito isso. Tem muito o que ser feito ainda. Eu até fico chateado porque nós tínhamos planejado retornar mais fortes depois da pandemia, mas ainda não foi possível. O que vemos aqui hoje, com todos esses destaques, é que esse trabalho vale a pena, é importante incentivar essas crianças. Por isso, gostaria de parabenizar o secretário Miltinho (Milton Roseira) e à equipe, porque aqui estamos plantando e colhendo frutos. Contem comigo, e vamos lembrar que precisamos da ajuda e do apoio da Assembleia Legislativa e Câmara Federal para que os recursos venham para nossa cidade, para que possamos investir cada vez mais nisso”, comentou o prefeito.

 

O colégio Aliança, vencedor geral dos JESP nos quatro grupos de disputa, teve vários destaques. Além de Elisa, o aluno Henrique Minski, de 12 anos, recebeu o prêmio principal na modalidade natação grupo 01 e diz que foi uma surpresa ter conseguido o troféu. 

 

“Foi bem diferente, porque na competição dos JESP, eu não estava com muita esperança de ir bem, mas daí no final, eu acabei pegando o primeiro lugar da minha categoria masculina em geral. Foi muito bom participar. Eu comecei na escola, fui pegando o gosto pela natação. Eu gosto muito do esporte, de praticar, não só por diversão, mas também pela minha saúde. Então foi bem legal esses dias”, comentou Henrique.

Além do prefeito Celso Góes e do secretário de Esportes e Recreação, estiveram presentes no evento, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior e vereadores da Câmara de Guarapuava que ajudaram na entrega dos troféus aos 109 alunos destaques.