Notícias

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico no Brasil

20/01/2023

Especializado no desenvolvimento, manipulação e controle, o Dia do Farmacêutico reforça a atuação do profissional de saúde nos estudos da composição, nos processos produtivos dos medicamentos, cosméticos e produtos de higiene. 

 

Na busca pela valorização e estímulo do profissional, no dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico no Brasil. Este dia é marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol da farmácia. O profissional é conhecido por ter a função de criar remédios e elementos sintéticos com a finalidade de auxiliar os indivíduos em seu processo de cura. 

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, é farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA na Fundação Getúlio Vargas, e hoje parabeniza os profissionais desta área fundamental para o Sistema de Saúde.

 

“Como farmacêutico formado, quero parabenizar esses profissionais que prestam um trabalho tão importante para todos nós. O farmacêutico é criador de bem-estar no mundo atual. É aquele que diminui a distância entre a doença e a cura. Por isso, celebrar o seu dia é preciso. Vocês são fundamentais para o Sistema de Saúde. Que vocês continuem sempre com a mesma receita de dedicação e amor ao trabalho”, felicita o prefeito.

 

A ideia da criação de um “Dia” para os profissionais da área partiu do farmacêutico Oto Serpa Granado e foi posta em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).

 

A data foi escolhida em função da fundação da ABF, em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no País.

 

Por isso, considerando a necessidade de unificar a categoria, e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

 

“Que todos os farmacêuticos do nosso município se sintam abraçados hoje e todos os outros dias. O trabalho que eles desenvolvem em favor da saúde da nossa população é de fundamental importância para cada uma das pessoas. Em 2022, tivemos o chamamento de vários farmacêuticos para atuarem no município. Isto foi um grande ganho para todos nós, pois a partir das tutorias que eles realizam, fica muito claro qual o papel do farmacêutico para a comunidade”, sublinhou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade.