Mutirão multiprofissional atende pacientes hipertensos e diabéticos na UBS Xarquinho II

27/03/2023

Pessoas com 60 anos ou mais, que moram no bairro e possuem hipertensão ou diabetes, foram o público-alvo da ação.

No último sábado (25), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Xarquinho II, recebeu o mutirão de atendimento multiprofissional com o objetivo de atender a população idosa que possui hipertensão ou diabetes na região. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio do  projeto de pós-graduação que leva os alunos a campo. Além disso, estudantes de outros centros universitários da cidade contribuíram com o atendimento.

De acordo com a enfermeira Camila Couto Bernardo, uma das responsáveis pelo mutirão na UBS, o objetivo da ação é trazer de volta para a unidade pacientes que estavam inativos no bairro e que estavam desassistidos em relação ao tratamento de suas doenças crônicas. “Estamos tentando trazer esses pacientes que estavam afastados do tratamento para que possam retomar e dar continuidade ao acompanhamento”, afirmou.

O mutirão realizado no sábado teve como objetivo atrair a população que trabalha durante a semana e não consegue ir à unidade. “Às 7h já tinha gente esperando para entrar”, disse a enfermeira.

Todos os pacientes que estavam inativos receberam convites diretos e foram feitas passagens nas escolas para avisar os alunos que chamassem seus parentes. “Também foi realizada divulgação nas redes sociais”, acrescentou Camila.

Durante o mutirão, os profissionais da saúde e voluntários capacitados realizaram exames e orientaram os pacientes sobre o tratamento de suas doenças. Um dos pacientes atendidos, Milton Pereira, de 70 anos, ficou satisfeito com o serviço: “Foi muito bom, fizeram todos os exames e me explicaram tudo direitinho. Vou cuidar melhor da minha saúde”, disse ele.

A enfermeira destacou a importância da iniciativa para a prevenção de doenças e afirmou que o mutirão na UBS Xarquinho II não é o último a receber esse tipo de ação. “Devido ao sucesso da campanha, serão realizadas ações como esta em outras unidades de saúde da região nos próximos meses, como parte do esforço da Secretaria Municipal de Saúde em garantir atendimento de qualidade e prevenção de doenças para a população. O foco é a atenção básica”, concluiu.