Notícias

Música, cultura e conhecimento marcam Tarde Literária em Guarapuava

14/12/2015

Na tarde do último domingo (13), o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro foi palco para a música, cultura e conhecimento. Na primeira Tarde Literária de Guarapuava, além da apresentação especial da cantora guarapuavana Orly Bach, que encantou a todos, houve declamação de poesias. O evento ainda contou com palestra e lançamento do livro “Cores e Poesias” da autora e gerontóloga Liz Clara Campos. Além de integrar a programação de aniversário do município, o evento faz parte do programa PAI II (Programa de Assistência ao Idoso), que será lançado nessa segunda-feira (14), às 10h, no Espaço Cidadão Zilá Mendes Guiné, no Santana.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a Tarde Literária foi elaborada para repassar conhecimentos aos idosos sobre o envelhecimento, além de entreter e encantar. “É importante termos momentos como este para aquietar o coração e também refletir e debater a respeito dos cuidados com o idoso. A palestra e o lançamento do livro acrescentaram conhecimento e a música da Orly veio para nos encantar”, descreve. Também estiveram presentes a deputada Cristina Silvestri e o secretário executivo, Edony Klüber.

De acordo com a autora Liz Clara, que estuda o envelhecimento há mais de dez anos, o livro traz uma sequência de poesias e desenhos para colorir que incentivam a reflexão e a criatividade. “O conteúdo faz parte da metodologia de memória e comunicação. Desde o início pensei em trabalhar o psicológico dos leitores, com atividades que estimulam a memória e ajudam a manter o cérebro em funcionamento, mesmo na terceira idade”, afirmou Liz.

O programa PAI II tem apoio integrado das secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Assistência Social e Esportes e Recreação. Para o gestor do projeto, Walmur Siqueira, a principal ideia do evento foi chamar a atenção da sociedade a respeito da valorização do idoso, possibilitando assim, uma maior qualidade de vida para a terceira idade. “Hoje em Guarapuava temos mais de 20 mil idosos e, em alguns anos, este número irá crescer ainda mais. Por isso realizamos este trabalho de cuidado, para manter os idosos em boas condições e aliviar as dores daqueles que necessitam de atenção”, explica.