
Música clássica é atração do Festival de Inverno em Entre Rios
18/07/2015
Para começar o fim de semana repleto de atrações do Festival de Inverno de Guarapuava, a noite desta sexta-feira (17) foi de grande emoção e um misto de sensações para quem aproveitou a apresentação cultural do Grupo de Câmara dos Professores do Conservatório de Viena, na Áustria. O quarteto, que teve participações especiais do baixista venezuelano Alejandro Orelana e do pianista Vitor Zendron da Cunha, apresentou-se no Centro Cultural Mathias Leh, em Entre Rios. A idealização de trazer os musicistas para Guarapuava foi da Fundação Cultural Suábio- Brasileira e do Ministério da Cultura.
O prefeito Cesar Silvestri Filho acompanhou a apresentação e elogiou a iniciativa da Fundação Cultural Suábio- Brasileira ao trazer música clássica de alto nível para a comunidade guarapuavana. “Agradeço a embaixadora da Áustria, Marianne Feldman e à Fundação por oportunizar que nossa comunidade tenha contato com essa honrosa apresentação de música que vimos hoje. Com certeza este será o pontapé inicial para firmarmos, na programação do Festival de Inverno, a participação de músicos clássicos e de grande renome, engrandecendo muito mais a cultura da cidade”, comenta.
Entre peças clássicas de compositores austríacos como Johann Strauss, a apresentação também abriu espaço para as composições do brasileiro Tom Jobim. “Hoje fomos ao palco com músicos de três países, ensaiamos as partituras de Tom Jobim desde terça-feira passada, mas o que vale realmente, além da técnica, é a troca cultural. Assim, temos a certeza de que estamos proporcionando diversas sensações aos ouvintes da música clássica”, afirmou o baixista Alejandro Orelana.
A embaixadora da Áustria, Marianne Feldman, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl e o presidente da Alac (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná), Nivaldo Kruger também acompanharam a apresentação em Entre Rios.