Notícias

Museu Visconde de Guarapuava abrirá suas portas no feriado de Corpus Christi

03/06/2022

Na quinta-feira, 16 de junho, feriado nacional de Corpus Christi, o Museu Municipal Visconde de Guarapuava abrirá suas portas à visitação das 14h às 18h.

Conforme a secretária de Cultura de Guarapuava Rita Felchak, a decisão foi tomada com o intuito de aguçar as pessoas a visitarem o museu e, com isso, aprenderem um pouco mais sobre a história do município, o maior do Paraná em extensão territorial. “Os museus guardam uma infinidade de histórias que precisam ser contadas para as pessoas. Os museus são fontes de conhecimento e, por isso, precisam estar à disposição de todos, principalmente em momentos de descanso, de entretenimento e de lazer. Pensando nisso, como primeira experiência, vamos abrir as portas do Museu Municipal Visconde de Guarapuava no dia 16 de junho, feriado nacional por conta do dia de Corpus Christi. Convidamos todas as famílias para que façam um programa diferente, regado a muito conhecimento e diversão. Venham para o museu”, convida Rita.

 

SOBRE O MUSEU

 

O Museu Municipal Visconde de Guarapuava está localizado no centro da cidade (de Guarapuava) e apresenta um acervo sobre a história do município, contendo também objetos utilizados pelas tribos indígenas que anteriormente habitavam a região.

Quanto ao edifício onde o museu está instalado, não se sabe ao certo sobre sua origem, mas supõe-se que a casa foi construída na primeira metade do século XIX. Foi a residência de Antônio de Sá Camargo, Visconde de Guarapuava, ilustre nome da vida pública paranaense, nascido em 1807 na cidade de Palmeira e falecido nessa casa no ano de 1896. Fazendeiro abastado, contribuiu para o desenvolvimento da região, auxiliando empresas pioneiras de navegação do Rio Iguaçu, além de fundar instituições sociais e culturais em Guarapuava e Curitiba. Pelos serviços prestados ao Paraná, pelos cargos públicos exercidos e pelo apoio financeiro e político dado ao governo imperial durante a Guerra do Paraguai, foi agraciado com o título de barão e, mais tarde, com o de visconde.

 

SERVIÇO

 

O Museu está situado na Rua Visconde de Guarapuava, 288, centro da cidade.

A instituição abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No feriado de Corpus Christi, o museu funcionará das 14h às 18h.

Grupos formados por escolas ou outras instituições precisam agendar visitas previamente, por causa do espaço.

O telefone para contato é: (42) 3621 4584